Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Itapevi apresentou para professores e coordenadores as novas diretrizes pedagógicas da rede municipal de ensino. Inicialmente, elas serão aplicadas aos alunos das Escolas do Futuro, as primeiras unidades de Tempo Integral da história de Itapevi.

Batizado de Escola da Escolha, o conceito contempla a revitalização e a ressignificação dos espaços escolares para possibilitar a realização de atividades pedagógicas, com foco no estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos estudantes.

Mais do que isso, a nova filosofia fará com que os alunos reflitam sobre seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para as suas vidas, que pessoas pretendem ser e quais valores devem seguir.

Com as novas diretrizes, a administração municipal visa melhorar a qualidade da Educação Básica em toda a rede municipal de ensino.

Após o período de implantação na Escola do Futuro do Parque Suburbano, a ser entregue ainda este ano, elas serão disseminadas para a unidade de tempo integral da Vila Santa Rita, que deve ser inaugurada em 2020, e as demais unidades escolares do município.

Parceria

A apresentação teve a presença de representantes do Instituto Cacau Show e do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiros da Prefeitura na implantação das novas diretrizes pedagógicas.

Para Clóvis Madeira, presidente do Instituto Cacau Show, o grande diferencial do projeto é o seu planejamento ao longo prazo.

“As ações estão sendo pensadas para vários anos e isso é muito importante porque apenas a educação pode salvar o mundo. É por meio dela que teremos pessoas mais saudáveis, cidades mais seguras e cidadãos mais felizes”, disse.

Reforço na qualidade

Os investimentos em educação são prioridade para a Prefeitura. Por isso, além da escola de tempo integral no Suburbano, a administração municipal já está finalizando a segunda na Vila Santa Rita e planejando construir a terceira, na Vila Dr. Cardoso, em 2020.

As escolas irão atender estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, que estudarão das 7h às 16h.

Houve também investimentos para estudantes do ensino médio, de responsabilidade do governo estadual. Em 2018, 470 alunos foram beneficiados pela 2ª edição da Maratona do Enem, com aulas gratuitas, oferecidas pelo Cursinho da Poli, e material apostilado. A 3ª edição terá início no próximo semestre.

A maratona é um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido a alunos da rede pública, dando oportunidades para que os jovens de Itapevi possam entrar em boas faculdades, aumentando suas chances de sucesso profissional.

Além disso, graças aos esforços da Prefeitura, o número de alunos da rede municipal atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) teve um salto de 69,7% em um ano: subiu de 1.561 alunos em março de 2017 para 2.650 em junho de 2018.

O TEG é destinado a alunos que moram a 1,5 quilômetro das escolas e para estudantes com deficiência. São crianças com idade a partir dos quatro anos, matriculadas do pré ao 5º ano.