Com o objetivo de aumentar a abrangência da coleta de óleo de cozinha em Itapevi, a Prefeitura, lançou, nesta terça-feira (30), o programa de conscientização Recicle Óleo: Não jogue esta ideia no ralo.

Com a ação, a administração municipal quer intensificar o processo educação ambiental junto aos diversos setores da sociedade, em especial os comerciantes locais.

A iniciativa terá também distribuição de panfletos e a implantação de pontos de coletas em locais que ainda não possuem os dispositivos para armazenamento, além de palestras gratuitas em diversos espaços da cidade.

A primeira delas foi realizada na sexta (26), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cardoso, na Rua Rosângela Mariana Limas, 266.

“Nós queremos alertar a população não só sobre a importância do descarte regular”, afirma Anderson dos Santos, diretor do Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura, “mas também sobre os prejuízos causados pela fabricação de sabão caseiro com óleo de cozinha usado e soda cáustica”.

Quando o óleo de cozinha é descartado inadequadamente, ele provoca entupimento nas caixas de gordura das residências, aumentando os custos de limpeza, e facilita a proliferação de insetos transmissores de doenças.

Já a ingestão de soda cáustica pode causar fortes dores, com queimaduras internas e fechamento do esôfago. Além disso, o uso recorrente do sabão feito desse material diminui o tempo de vida útil das roupas.

Mais do que isso, tanto o óleo de cozinha usado quanto a soda cáustica têm um impacto negativo sobre o meio ambiente: eles ajudam, por exemplo, no processo de impermeabilização do solo, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Para se aprofundar sobre o assunto, é possível falar diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais pelo telefone (11) 4205-4345 ou pelo e-mail gestaoambiental.smada@gmail.com.

Como descartar?

O munícipe deve esperar o óleo esfriar na panela. Em seguida, utilizando um funil, despeja-o em uma garrafa pet. Depois, deve fechar o recipiente para evitar odores e insetos. Posteriormente, é necessário limpar a panela e o funil com um guardanapo e descartá-lo no lixo orgânico.

A garrafa com o óleo usado de cozinha deve ser, então, levada ao Ponto de Entrega Voluntário (PEV) e colocada nas caixas coletoras mais próximas de sua residência. Após o recolhimento e destinação adequada do óleo, a garrafa é destinada à reciclagem.

A multa para quem descartar irregularmente o óleo é de R$ 1.860,00. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.

Pontos de coleta

Ao longo de 2018, a Prefeitura coletou diretamente cerca de 980 litros de óleo, que foram enviados para tratamento ambientalmente adequado – o material foi transformado em biodiesel.

No mesmo período, outros 1,8 mil litros de óleo coletados pelo comércio local tiveram certificados de destinação enviados à administração municipal. Para este ano, a meta da Prefeitura é recolher 3 mil litros do material.

Saiba onde depositar o seu óleo de cozinha:

– Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideo Koba, 21 – Vila Nova Itapevi)

– CRAS Amador Bueno (Rua Áurea Camargo Ribeiro, 422 – Amador Bueno)

– SENAI Itapevi (Avenida Pedro Paulino, 825 – Cohab)

– Eco Ponto Cohab (Estrada Lucinda de Jesus, 25 – Cohab)

– Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro)

– Centro de Convivência do Idoso (CCI) (Avenida Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus)

– CRAS Vila Cardoso (Rua Rosângela Mariana Limas, 266 – Vila Aurora)

– CRAS Vila Aurora (Rua Américo Valentin Cristianini, 420 – Vila Aurora)

– Escola Dr. Raul Briquet (Rua Escolástica Chaluppe, 218 – Centro)

– Eco Ponto Jardim Rosemary (Rua Licínio Avelino da Costa, 151 – Jardim Rosemary)

– CRAS Jardim Maristela (Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab 1)