Em menos de duas semanas, a Prefeitura de Itapevi aprendeu, em flagrante, dois caminhões e multou dois motoristas pelo descarte irregular de entulho na cidade. O primeiro caso havia sido registrado no dia 1º de dezembro, na Rua Amarela, no Jardim Itaparica. O segundo foi registrado nesta quarta-feira (8), na Estrada Cruz das Pedras, no Monte Serrat.

A autuação foi realizada por agentes do Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi, com apoio de GCMs (Guardas Civis Municipais). Desde 2017, o município vem fechando o cerco contra este tipo de crime.

O motorista recebeu uma multa no valor de R$17.040,00. O veículo também foi recolhido ao pátio municipal. O caminhão fica por 10 dias no local. Apenas após este período e o pagamento de multas e das despesas provenientes da apreensão é que o proprietário poderá retirá-lo.

O valor da estadia de caminhão é R$172,50 e do guincho R$1.051,02. Desta forma, o valor mínimo pode chegar a R$2.776,02. Somando as taxas de multa e de pátio, a despesa do motorista multado não é inferior a R$ 19.816,02.

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi, que também participaram da apreensão, encaminharam o condutor do veículo à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente de Barueri para mais esclarecimentos.

Para denunciar, o cidadão pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) pelo telefone 4143-7600. A GCM, que apoia as ações dos fiscais, atende 24 horas por dia nos telefones 153 e 199.