Iniciativa amplia acessibilidade na comunicação municipal para deficientes visuais

A Prefeitura de Itapevi passa a adotar nesta terça-feira (14), a hashtag #PraCegoVer em todos os seus posts nas redes sociais e com essa atitude está conectada com as novas possibilidades de acessibilidade.

Esta é a segunda ação de inclusão digital realizada pela Administração municipal. A primeira foi, em 2017, com a adoção de legendas em todos os vídeos produzidos pela Prefeitura para atender à comunidade surda da cidade.

A iniciativa de adoção da hashtag #PraCegoVer tem como objetivo despertar a atenção dos usuários das mídias digitais e facilitar a utilização dos deficientes visuais, já que as informações são reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados a este público.

O recurso, que também é útil para pessoas com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, será utilizado Departamento de Comunicação em todas as postagens do Facebook, Instagram e Twitter. Após a marcação da hashtag #PraCegover será acrescentado uma breve descrição da imagem postada.

Criadora

O projeto de acessibilidade foi criado por Patrícia Silva de Jesus, mais conhecida como Patrícia Braille e já é usado por milhares de empresas, veículos de comunicação, instituições e comunidades digitais em todo o país.

Segundo dados do IBGE, existem no Brasil, cerca de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Destas, cerca de meio milhão de pessoas são cegas. Além delas, outros 29 milhões de pessoas possuem alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.

Em Itapevi, estima-se que 8 mil pessoas tenham algum tipo de deficiência visual e que cerca de 700 pessoas sejam cegas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.