Desde o lançamento do programa Bairro a Bairro, no dia 9 de novembro, as equipes do Setor de Controle de Vetores da Divisão de Controle de Zoonoses da Prefeitura trabalham em toda a cidade com ações intensificadas de prevenção e de mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika – chamadas de arboviroses.

Neste ano, a estratégia está sendo um pouco diferente de 2018 com a realização dos mutirões. A programação é trabalhar com foco nas escolas municipais e estaduais. Estão sendo intensificadas vistorias com o objetivo de verificar as condições do ambiente escolar para evitar a proliferação de mosquito e orientar a comunidade escolar como manter o local livre de criadouros. Para isso, estão sendo distribuídos materiais educativos contendo as medidas preventivas da dengue e demais arboviroses.

As escolas são selecionadas de acordo com o Levantamento do Índice Larvário (LIRA) realizado pelo departamento para monitoramento das áreas com maior presença de larvas do mosquito e com risco de epidemia na cidade.

No momento, a equipe já vistoriou oito escolas municipais e três estaduais, nos bairros: Jardim Alabama, Jardim Cruzeiro, Parque Mira Flores, Vila Gióia, Monte Serrat, Quatro Encruzilhadas e Amador Bueno. E seguirá os trabalhos de conscientização escolar.

Ações nos bairros

A equipe de agentes de endemias também realiza, desde outubro, ações em conjunto com outras secretarias na atividade do programa Bairro a Bairro, promovendo o envolvimento da população para eliminação de criadouros do mosquito.

Os agentes de endemias realizam o controle pessoal dos recipientes encontrados nos imóveis vistoriados, aplicação de larvicidas e orientações quando a utilização de produtos alternativos para eliminação dos riscos de criadouro do mosquito.

A intensificação na atividade de vistoria nos imóveis se iniciou com o programa Bairro a Bairro em 09 de novembro.  A Prefeitura realizou os trabalhos de mutirão no início de janeiro até abril deste ano.

As residências deverão receber visitas por tempo indeterminado, mesmo após a conclusão do primeiro ciclo do programa Bairro a Bairro, que deve visitar todas as 10 regiões cobertas em maio do próximo ano.

“A importância das ações como um todo são um alerta a população que para evitar a dengue é necessário combater o mosquito. Então é importante ficar olho nos vasos de planta, garrafas e outros recipientes que podem acumular água, sobretudo agora, que as chuvas de verão vão começar. O lixo espalhado em volta das casas também pode acumular água de chuva. Portanto, a coleta regular também reduz os possíveis criadouros de mosquitos. Conscientização é o mais importante”, explica a médica e coordenadora do Setor de Controle de Vetores da Divisão de Controle de Zoonoses da Prefeitura, Sirlei Mazzei.

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Para combater o inseto, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Vale destacar que o munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Outras medidas são: verificar os materiais guardados sem utilização, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os toneis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais e retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar.