Desde novembro do ano passado o Ministério da Saúde orienta que todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam imunizantes de duas doses voltem aos postos de vacinação para a terceira aplicação ou a dose do reforço.

A recomendação também vale para a vacina da Janssen, que era considerada de dose única. Todos os vacinados com esse imunizante devem tomar uma segunda dose dois meses depois da primeira. Quatro meses depois, devem retornar para tomar a terceira dose.

Com a vacinação eficiente contra a Covid, está sendo possível manter uma situação socialmente mais controlada em relação ao início da pandemia, quando não havia o imunizante, e a sociedade lidava com o fechamento de vários serviços e de atividades essenciais. A vacina permite que reforcemos o nosso sistema imunológico de forma organizada e em escala global com a vacinação em massa.

Com a terceira dose, nosso organismo cria mais células de defesa para nos proteger contra o Coronavírus e geram uma espécie de “memória” no nosso corpo, nos permitindo reconhecer a infecção toda vez que o microrganismo entrar em contato conosco. Com o passar do tempo, essas células de “memória” vão caindo de número com o tempo, principalmente nas pessoas mais idosas ou naquelas mais imunocomprometidas. E é para isso que as vacinas de reforço servem, para aumentar o número da população das células de memória e para permitir que os anticorpos que elas produzem para nos proteger sejam mais fortes ainda do que eram anteriormente.

O uso de três doses tem o principal objetivo de diminuir a quantidade de casos graves e o número de hospitalizações por Covid-19. Vale lembrar que todos os protocolos sanitários devem ser mantidos, como: o uso de máscaras em locais públicos e com outras pessoas, evitar aglomerações e higienizar sempre que possível as mãos.

Postos de Vacinação em Itapevi

Para enfrentar a doença, a Prefeitura mantém a vacinação, que continua a ser feita normalmente para pedestres e sistema Drive Thru na Comunidade Kolping Cristo Rei (Rua Brasília Abreu Alves, 33 – Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, – com distribuição das senhas até às 15h.

Unidades Básicas

Além dos polos, a vacina contra a Covid-19 também está sendo aplicada em todas as unidades básicas de saúde, das 12h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Doses

Em Itapevi, estão sendo vacinadas contra a Covid-19 todas as pessoas acima de 12 anos, com a primeira e segunda doses. Pessoas acima de 18 anos estão recebendo a terceira dose. Desde o dia 3 de dezembro, o intervalo entre a segunda e a terceira dose foi reduzido de cinco para quatro meses. A dose de reforço deve ser aplicada em todos os públicos acima dos 18 anos de idade.

Janssen

Para as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, a Prefeitura de Itapevi está aplicando o imunizante da própria Janssen, como dose adicional. Para os imunizados com a dose única, o tempo mínimo para tomar a 2ª dose deve ser de 2 meses (61 dias) entre uma aplicação e outra.

Quem não se vacinou deve correr para tomar a vacina

Mesmo com a disponibilidade de vacinas, há pessoas que não tomaram a primeira dose ou que ainda não receberam a segunda dose. Por isso, a Prefeitura alerta para a importância de manter-se imunizado, medida que pode salvar a sua vida e a do próximo.

No instante da vacinação, os idosos devem levar RG, comprovante de residência e a caderneta de vacinação com as duas doses anteriores para receber a dose de reforço.

Menores de 18 anos que desejarem ser vacinados deverão estar, obrigatoriamente, acompanhados de pais ou responsáveis no momento da vacinação. Adolescentes com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas deverão apresentar laudo médico.

Quem não tomou nenhuma das doses e está no grupo apto para receber a vacina, é importante – além de apresentar RG e comprovante de endereço – antes de tomá-la, realizar o pré-cadastro no site do Governo do Estado de São Paulo (www.vacinaja.sp.gov.br). As informações pedidas pelo portal são CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço, telefone para contato e e-mail.

Fique atento ao calendário

De modo geral, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra Covid-19 CoronaVac (Sinovac/BioNTech) é de 21 dias.

Maiores de 18 anos que tenham recebido a primeira dose da Pfizer/ BioNTech podem antecipar o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina do mesmo fabricante contra a Covid-19 de oito semanas para 21 dias.  A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de oito semanas para doses da Pfizer.

Já o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 é de oito semanas.