Com o objetivo de realizar ações de combate às enchentes nas áreas do Jardim Santa Rita e Jardim Rainha, que acontecem entre os meses de agosto deste ano e janeiro de 2020, a Prefeitura de Itapevi realiza uma série de atividades pedagógicas de conscientização nas escolas da cidade, que começa nesta segunda-feira (5) e vai até quinta-feira, dia 8 de agosto. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

As escolas beneficiadas na região do Jardim Rainha são: Cemeb Carlos Drummond de Andrade, Dona Floriza Nunes de Camargo (ambos no Jardim Rainha), Cecília Belli (Jardim Portela) e Dra. Zilda Arns Neumann (Jardim São Carlos). E na região do Jardim Santa Rita, as escolas que recebem a ação são: Cemeb Vinícius de Moraes (Jardim Itacolomi) e Prof. Edevaldo Caramez (Jardim Santa Rita).

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com educadores promovem a atividade “Gincana Limpeza dos Rios” com estudantes da pré-escola até o 4º ano, utilizando material descartável e um tecido azul. As ações acontecem durante a manhã, às 8h30, e à tarde, a partir das 13h30. O objetivo da atividade é simular um rio poluído, que deve ser limpo e ter o material separado nos coletores adequados à coleta seletiva. São 30 minutos de gincana. Cerca de 500 estudantes deverão ser beneficiados com a iniciativa.

Como funciona a gincana

Nas escolas, a equipe do Meio Ambiente coloca um tecido azul no chão, que deve exerce a função de rio. Sobre esse tecido são colocados (de forma dispersa) diversos resíduos recicláveis. Os materiais são simulados com papelão, plástico e outros materiais que sejam seguros à saúde das crianças.

Após uma breve conversa introdutória, as crianças recebem a missão de limpar o rio dentro de um período de tempo pré-definido. A atividade é atrapalhada pelos “porcalhões”, que devolvem o material para o rio, atrasando a realização da atividade.

Ao término do período pré-definido há uma nova conversa com os alunos, no qual se discute sobre as dificuldades enfrentadas para manter o rio limpo – pessoas que trabalham de maneira contrária e necessidade de encontrar lixeiras. Também se aproveita o momento para enfatizar a importância do trabalho dos coletores para a manutenção da limpeza urbana.

A atividade aborda os seguintes tópicos: coleta seletiva; descarte adequado de resíduos; importância da limpeza de vias públicas; importância dos funcionários do serviço municipal de limpeza e danos gerados pela poluição ambiental.

“Atualmente, a poluição dá-se principalmente pelo despejo de esgoto sem tratamento e pelo descarte inadequado de resíduos sólidos; além do material descartado diretamente nos cursos d’água, há aquele que é carreado das ruas para dentro dos rios pelas chuvas”, explica o secretário de Meio Ambiente de Itapevi, Paulo Rogiério.

“Esse material leva ao assoreamento da calha dos rios colaborando para a ocorrência de enchentes e alagamentos, sendo assim a conscientização da população com relação ao descarte adequado de resíduos sólidos é parte importante na prevenção desses eventos”, completa.

Cata Bagulho

Além da ação de conscientização, a Prefeitura dá enfoque à Operação Cata Bagulho, que é responsável pela coleta de resíduos volumosos, como madeiras, sofás e colchões. Em virtude do Plano de Combate às Enchentes, os bairros serão alvo da ação. Todas as sextas-feiras, durante o período de limpeza dos rios e córregos, o Jardim Santa Rita e o Jardim Rainha serão priorizados, sendo o primeiro bairro limpo toda quarta sexta-feira do mês e o segundo bairro às segundas sextas-feiras do mês.

Ou seja, o caminhão percorrerá o bairro simultaneamente à limpeza dos rios, no entanto após os trabalhos de limpeza para não prejudicar os trabalhos e cuidar do recolhimento do material.