Inscrições são gratuitas e treinos começam a partir do dia 4 de novembro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi oferece 24 vagas para as aulas gratuitas de boxe do projeto Luva Azul, que acontece desde 2017 na cidade e beneficia centenas de itapevienses. As aulas acontecem na Base da GCM de Itapevi (Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros).

As aulas do projeto acontecem nos plantões do coordenador da iniciativa, o GCM Sérgio dos Santos Carvalho, conhecido como O Titã. Elas serão realizadas sempre nos dias pares do mês, em quatro diferentes horários de treino: das 8h às 9h, das 10h às 11h, das 17h às 18h e das 19h às 20h.  Podem praticar o esporte e se inscrever interessados com idade a partir de 7 anos.

Para se inscrever, menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Os interessados devem levar RG, CPF, atestado médico atualizado para aptidão da prática do esporte e comprovante de endereço. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (25).

Devem procurar pela coordenação do projeto nos dias e horários de aulas ou das 10h às 18h, no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi, ao lado do Estádio Municipal), também nos dias pares, o professor Titã. As dúvidas sobre o projeto ainda podem ser esclarecidas em horário comercial, das 8h às 17h, via Whats App (94563-9759), criado exclusivamente para atender a iniciativa, além do e-mail projetoluvaazul@gmail.com.

Sobre a ação

O projeto pretende aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos pela GCM e tem como foco trabalhar aspectos da tranquilidade, serenidade e da harmonia. A ação busca ainda conciliar as luvas, que são símbolo de combate, com a harmonia em meio às dificuldades, como o uso das drogas e a violência presentes na sociedade.

O projeto já atendeu cerca de 250 alunos de todas as faixas etárias, com idade mínima de sete anos e sem limite máximo. “É uma oportunidade de demonstrar às crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade o caminho correto a seguir: respeito, perseverança, disciplina e amor ao próximo”, explica o coordenador da iniciativa, Titã. Ele possui nove anos na corporação, é professor do projeto e lutador de boxe há cerca de 10 anos.

Sobre as aulas

Cada aluno deve usar roupa confortável compatível com atividade física. Futuramente, caso se identifique com a prática do boxe, poderá adquirir os equipamentos pessoais de treino (bandagem, luvas, protetores e demais), bem como participar de campeonatos internos, estaduais, nacionais e internacionais.

As aulas são teóricas e práticas, levando em consideração a faixa etária dos alunos. O projeto é rigoroso. “O aluno não poderá ter três faltas consecutivas sem justificativa – entrega de atestado médico e outros meios -, perdendo a sua vaga, tendo que aguardar novas inscrições. É tolerado também até 15 minutos para entrada do aluno no dojô, local de treino, de atraso para não caracterizar falta”, argumenta Titã.