A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta quinta-feira (23), a cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Professor Nota 10. Um carro 0 km para o melhor projeto e mais R$ 27 mil para os 9 finalistas. O evento aconteceu na Escola do Futuro de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano.

Neste ano, participaram espontaneamente do concurso professores de 32 escolas da rede municipal com projetos educacionais originais e inovadores. O tema “A importância do trabalho com as Habilidades Socioemocionais e a Cultura Digital na Recuperação das Aprendizagens”, voltado à Educação Infantil (Berçário, Maternal, Pré 1 e Pré 2), Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano) e Ensino Fundamental I (4º e 5º ano).

Foram apresentados 48 projetos no total. O Professor Nota 10 visa reconhecer propostas pedagógicas que contribuem com o processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade e o aspecto lúdico nas diferentes áreas da educação municipal.

A Vencedora

A grande vencedora foi a professora de Ensino Fundamental I (1º,2º e 3º anos), Fabiana Oliveira Lima Gualberto, do Cemeb Jornalista João Valério (Amador Bueno), com o projeto “Geração Consciente e Empreendedora – Ressignificando a Aprendizagem Interdisciplinar”.

Para a vencedora, o importante é se dedicar de coração para fazer uma educação transformadora. “Ganhar o carro é a tradução material do nosso projeto, feito com amor, dedicação, empenho e todo apoio da nossa escola. As crianças são o nosso foco e trabalhar pensando no desenvolvimento delas é nosso objetivo e sonho concretizado”, contou.

Banca Examinadora

Os escolhidos apresentaram as suas realizações para uma banca examinadora, que em nova avaliação escolheu o melhor projeto dentre todos.

A primeira edição da iniciativa foi realizada ao longo de 2019 com a entrega da premiação em fevereiro de 2020, com o propósito de valorizar o trabalho dos docentes e as práticas pedagógicas de referência da rede municipal de ensino de Itapevi. O projeto surgiu a partir da lei municipal nº2.617/2018. Ele foi retomado neste ano após a flexibilização das medidas restritivas contra o Coronavírus.

Premiação

Os professores selecionados receberam premiação em dinheiro: o primeiro lugar de cada categoria ganhou R$4 mil, o segundo, R$3 mil, e o terceiro colocado, R$2 mil. Ao todo, foram entregues R$27 mil, mais o carro 0 Km.

As regras do programa foram definidas pelo decreto nº 5.697, de 25 de março de 2022 e podem ser encontradas no Diário Oficial (www.itapevi.sp.gov.br).

Conheça um pouco de cada projeto e a classificação:

1º Colocado – Mirian Teles de Medeiros Pretola –  R$ 4 mil

Projeto apresentado: “Despertar potenciais impactantes no Eu e no Outro”. Trabalho desenvolvido criando vínculos através da tecnologia com o Berçário e as crianças de uma ONG, que se reconheciam por “Amigos do Coração”. O projeto foi desenvolvido no Cemeb Carlos Drummond de Andrade (Jardim Rainha).

2º Colocado – Leandro de Souza Correa – R$ 3 mil

Projeto apresentado: “Parque Sonoro”. Transformou um espaço comum da escola em um local rico de aprendizagem para as crianças da Pré-Escola na Escola de Tempo Integral  Vereador Denis Lucas de Oliveira (Super Creche Jardim Santa Rita).

3º Colocado – Evanice Machado Marinho –  R$ 2 mil

Projeto apresentado: “Eu e o mundo – Explorando, descobrindo e aprendendo. conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se”. Proporcionou aos estudantes do Berçário II, uma aprendizagem lúdica e repleta de significado, no Cemeb Professor Carlos Ramiro de Castro (Cohab – Setor D).

Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º anos)

1º Colocado – Fabiana Oliveira Lima Gualberto – R$ 4 mil

Projeto apresentado: “Geração Consciente e Empreendedora – Ressignificando a Aprendizagem Interdisciplinar”. Os estudantes do 2º ano aprenderam sobre Educação Financeira e Empreendedorismo. Fortaleceram o uso da tecnologia nas atividades diárias e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. A iniciativa foi desenvolvida no Cemeb Jornalista João Valério (Amador Bueno).

2º Colocado – Etiene Ferreira – R$ 3 mil

Projeto apresentado: “Cultura Afro-brasileira: Eu, Você e Eles, o saber está em nós.”. Desenvolvido com os estudantes do 3º ano da Escola de Tempo Integral Magali Trevizan (Chácara Santa Cecília), estimulando uma educação antirracista e valorização dos patrimônios culturais imateriais do nosso país, fortalecendo o ensino da História e da Cultura afro-brasileira.

3º Colocado – Silmara Venancio Pereira – R$ 2 mil

Projeto apresentado: “Conectados Pela Educação”. Trabalho através da tecnologia e de uma plataforma específica que foi desenvolvida para o projeto com atividades e brincadeiras para a recuperação das aprendizagens das crianças do 1º ano. O projeto foi desenvolvido na Escola de Tempo Integral Tarsila do Amaral (Parque Suburbano).

Ensino Fundamental I (4º e 5º ano)

1º Colocado – Natalia de Oliveira Silva – R$ 4 mil

Projeto Apresentado: “Educação Transformadora: Aprendendo e expressando emoções através da tecnologia”. Aprender a reconhecer e lidar com as suas emoções, usar a tecnologia como uma aliada da aprendizagem, transformar o ambiente escolar, movimentar a comunidade, criar um livro, entre tantas outras atividades, foram suficientes para as crianças. Ação desenvolvida no Cemeb Vereador Roberval Luiz Mendes da Silva (Amador Bueno).

2º Colocado – Sandra Rodrigues da Silva – R$ 3 mil

Projeto apresentado: “Criptona”, desenvolvido no Cemeb José dos Santos Novaes (Jardim Maristela). A professora explorou a tecnologia em sala de aula junto à Educação Financeira e moedas digitais com os estudantes do 4º ano.

3º Colocado – Gabriela Andreia dos Santos Oliveira Silva – R$ 2 mil

Projeto apresentado: “Pequenos Construtores”. A professora desenvolveu o projeto no Cemeb Dra. Zilda Arns Neumann (Jardim São Carlos) com os estudantes do 4º ano,  aulas práticas envolvendo a matemática nas quais as crianças construíram suas próprias casas em miniatura com o apoio da tecnologia.