Cerca de 75 professores de educação física do ensino fundamental Ciclo I (1º ao 5º anos) e educação infantil (Pre I e Pre II) da rede municipal participaram, na quarta-feira (25) da 2ª etapa da formação docente na área de atletismo escolar. A capacitação aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, no Cemeb Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim São Carlos.
Os profissionais integram o programa municipal Aprendizagem pelo Movimento. Ao todo foram oito horas de formação. A 1ª etapa de formação na área de atletismo escolar aconteceu em 3 de junho, com cerca de 80 professores.
A formação atingiu um total de 116 professores de educação física da rede municipal.
O objetivo desta qualificação é implementar a nova modalidade esportiva para os alunos da rede com idade entre 4 e 10, do Pré I ao 5º ano. Atualmente, os professores de educação física escolar já trabalham nas unidades escolares, com o bumerangue, frisbee, dodgeball, golfe, tênis, atividades rítmicas de danças circulares, o slackline, além das tradicionais, como queimada, handebol, entre outras.
A formação foi ministrada por Dênis Domingos, coordenador e técnico do Centro Nacional de Formação de Atletismo – Polo Santana de Parnaíba, que é também técnico do CBAt / IAAF (Confederação Brasileira de Atletismo / Federação Internacional de Atletismo). Ele ainda é psicomotricista e professor universitário.
Durante a formação, os professores da rede têm contato com exercícios e atividades de corrida, salto, arremessos, todos adaptados à escola e principalmente aos alunos.
O aprendizado propicia aos estudantes coordenação motora aprimorada, destreza manual, ritmo, auxílio na alfabetização e letramento da criança, bem como o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, além do trabalho em equipe e cooperação mútua.
A Prefeitura, por meio Secretaria de Educação, promove através do programa Aprendizado pelo Movimento, há 11 anos, formação continuada dos docentes e acompanha a rotina escolar na disciplina, subsidiando a prática do professor e estabelecendo parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos.
O programa estimula também nas unidades escolares o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, que têm como foco central o movimento corporal e o objetivo de propiciar aos alunos novas vivências, experiências educativas e construção de valores, como cooperação, solidariedade e respeito às regras de convivência.