Desde que o programa Itapevias foi lançado, em setembro de 2022, a cidade tem se transformado em um verdadeiro canteiro de obras. São diversas ações de pavimentação de vias espalhadas por todos os locais. São mais de 41 quilômetros de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, melhorando os acessos ao município. O investimento total é de R$150 milhões.

Estão em obras a pavimentação asfáltica da vicinal de terra Estrada Elias Alves da Costa (novo acesso de Itapevi à Vargem Grande passando pela Rodovia Raposo Tavares), Estrada de Araçariguama (Estância São Francisco), que sai da região de Ambuitá, e está na segunda fase de obras. Será concluída em um trecho de 1,3 quilômetro de extensão de pavimentação asfáltica.

Também seguem em obras as estradas Victor Soares Camargo (Transurb), Cruz Grande (Monte Serrat), Intermunicipal Cruz de Pedra (Monte Serrat – será concluída até o município de São Roque), Boa Vista (Transurb) e a Rua Rio Jordão (Jardim Santa Rita), onde estão sendo feitas as galerias de água pluvial.

Vias autorizadas para iniciar pavimentação

No Jardim Nova Cotia, oito ruas ganharão novo asfalto. São elas: Rouxinol, Periquito, Pitassilgo, Pardal, Beija-flor, Codorna, Tico-Tico e Uirapuru. Serão quatro quilômetros de pavimentação apenas neste bairro.

Será feito o novo acesso de Ambuitá até Aldeia da Serra, não sendo necessário mais ao motorista passar pelo Centro da cidade via SP-029 (Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi), sentido Rodovia Castello Branco.

No bairro Monte Serrat ainda serão pavimentadas as estradas Serra do Quartel e Serra das Divisões. A Vila Áurea também terá a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira asfaltada. Serão 500 metros de asfalto.

Obras já licitadas

Na região da Cohab, será feita a continuação da Avenida Yasmin Pacheco Godoy (Fase 2), que já desafogou o trânsito do bairro. O trecho sairá ao lado do Piscinão do Sapiantã. A fase 3 ligará a avenida à Estrada Lucinda de Jesus. Será feita a ligação ainda da Cohab com a Vila Santa Rita por meio da pavimentação das ruas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Também na região da Cohab e do Jardim Santa Rita está em etapa de projeto um novo acesso ao Fórum de Itapevi, com objetivo de também levar acessibilidade às pessoas com deficiência. A iniciativa atende pedido do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.

Na Chácara Monte Serrat serão pavimentadas a Estrada Lagoa do Abate e Rua dos Desbravadores. No Jardim Santo Antônio, o asfalto vai chegar nas Ruas dos Maracujazeiros e na Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, na Vila Áurea, ambas são corredores de ônibus e estradas de terra.

Em Amador Bueno, a Prefeitura irá pavimentar a Rua Itapevi. No Jardim Cruzeiro, a Rua Yen; no Jardim Nova Cotia, a Rua Cotovia; e na Vila Santo Antônio da Boa Vista, a Rua Santo Antônio.

Já no Jardim Antônio é a vez das ruas das Bananeiras e das Mangueiras. No Jardim Ruth, a Rua Cândido Portinari. E, no Parque Suburbano, a Rua dos Trabalhadores, ao lado da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Itapevi. A via será canalizada e asfaltada.

A Prefeitura também fará a pavimentação da Estrada dos Abolicionistas (Itaqui). A obra aguarda apenas licenciamento ambiental.

Pavimentação em análise pela Caixa Econômica Federal

A Prefeitura aguarda análise da CEF (Caixa Econômica Federal) para iniciar a pavimentação da Estrada Antônio Cassimiro (Vila Belmira), na região do bairro Quatro Encruzilhadas, e a Estrada Antiga de Itu (Estância São Francisco/Ambuitá).

Obra em análise e estudo

A Prefeitura estuda a pavimentação da Estrada Lucinda de Jesus conectando com a Avenida Yasmin Pacheco Godoy na terceira fase de continuação da via. A Lucinda deverá ligar a Rodovia Raposo Tavares, passando pelos bairros Quatro Encruzilhadas, Transurb e Nova Cotia. Será um eixo de desenvolvimento econômico futuro para a cidade. As obras já foram iniciadas no trecho da região do Santa Rita.

Ações da Via Mobilidade

Em parceria com a concessionária Via Mobilidade, que opera as linhas das estações de trem na cidade, está sendo montado o canteiro de obras na Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e as melhorias devem começar em breve e as obras acontecem ao longo de cinco meses e já foram licenciadas pela Cetesb. Será realizada pavimentação, galeria de águas pluviais, guias e sarjetas.