A Prefeitura promove mais uma campanha “Maio Laranja”, que tem como objetivo combater o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania Segurança e Mobilidade Urbana e Educação.

Com uma série de medidas de enfrentamento ao tema, os organizadores irão promover diversos eventos. Como parte das ações, serão realizadas panfletagens no Centro da cidade, palestras para os usuários dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e a distribuição dos kits “Pipo e Fifi”, um livro como material de apoio pedagógico e didático aos educadores de todas as escolas da rede municipal de ensino na orientação dos estudantes sobre prevenção e proteção contra a violência e o abuso sexual.

No dia 18 de maio será realizado um ciclo de palestras na Câmara Municipal (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80 – Jardim Nova Itapevi), das 9h às 11h, para debater os assuntos da campanha.

Sobre o Maio Laranja

A Lei 9.970/2000 institui o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data simboliza a morte trágica de Araceli Crespo, que quando tinha 8 anos, em 18 de maio, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Estado do Espírito Santo.

A cor é inspirada na flor laranja da gérbera, muito conhecida no Brasil, simboliza a vulnerabilidade e fragilidade da criança. Cada vida importa, cada criança e cada adolescente deve ser protegido de todas as formas violências. Não se pode normalizar a violência sexual. Toda pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar de violências contra crianças e adolescentes deve denunciar. Proteger é responsabilidade de todos.

Confira a programação:

18/05 – Abertura na Câmara Municipal (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80 – Jardim Nova Itapevi)

Horário: Das 9h às 11h

Palestrantes: Daniele Machado Toledo – Juíza da Comarca de Itapevi

Sandra Aparecida Santos – Capitã da Polícia Militar do Estado de São Paulo e responsável pela Cia. em Itapevi

Elaine Rodrigues Bueno de Freitas – Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania

Maine Fernanda de Souza Gama – Conselheira Tutelar

 

19/05 – Panfletagem na Praça Carlos de Castro (Centro)

 

Horário: 14h

Ciclo de palestras para usuários dos serviços:

 

23/05 – 9h30 – CRAS Amador Bueno

23/05 – 14h – CRAS Maristela

26/05 – 9h30 – CRAS Aurora

26/05 – 14h – CRAS Cardoso

 

Abuso

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor.

O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

É importante denunciar para que o abusador não volte a violentar a criança ou o adolescente, nem outras crianças ou adolescentes sejam também sexualmente abusadas.

Denuncie

Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie. Sua colaboração é fundamental para garantir a segurança e proteção de nossas crianças e adolescentes. Ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180.

 

Ainda é possível entrar em contato com a Polícia Civil pelo Disque Denúncia 197, Polícia Militar 190, GCM 199 e 153, e Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi 4450-6779, além do Ministério Público 4141-0970.