A Prefeitura de Itapevi realiza, no dia 16 de maio (quinta-feira), às 19h, as cerimônias de entregas da 1ª edição do prêmio “Escola de Excelência para a Educação Infantil” de incentivo e gratificação ao desenvolvimento do trabalho no setor e da 3ª edição do prêmio Professor Nota 10 na Escola do Futuro do Suburbano “Tarsila do Amaral” (Avenida Rubens Caramez 1000 – Centro).

A premiação do Professor Nota 10 dobrou em relação ao ano passado e será de R$ 54 mil para 12 finalistas, além de um carro zero quilômetro para o projeto campeão escolhido pela banca examinadora. O projeto surgiu a partir da lei municipal nº2.617/2018.

Neste ano, participaram espontaneamente do concurso 30 escolas da rede municipal que desenvolveram projetos educacionais originais e inovadores, com o tema “O desenvolvimento da corresponsabilidade para a solução dos problemas reais da escola”, voltado à Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano) e Ensino Fundamental I (4º e 5º ano).

Dos trabalhos 49 projetos apresentados foram selecionados os 12 finalistas de cada categoria, sendo três de cada categoria: Educação Infantil (Berçário, Maternal, Pré 1 e Pré 2), Ensino Fundamental ( 1º, 2º e 3º Anos), Ensino Fundamental (4º e 5º Anos) e Especialistas (Educação Inclusiva, Atendimento Educacional especializado, Educação Física, Arte e Inglês).

Os finalistas apresentaram seus projetos para a banca examinadora, composta por profissionais da área da Educação que não fazem parte do quadro de funcionários da rede municipal de Itapevi, que avaliaram os projetos através de critérios estabelecidos em lei, no qual o vencedor do carro foi o finalista com maior pontuação.

O Professor Nota 10 visa reconhecer propostas pedagógicas que contribuem com o processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade e o aspecto lúdico nas diferentes áreas da educação municipal.

 

Premiação

Os professores selecionados receberão a premiação em dinheiro: o primeiro lugar de cada categoria ganhará R$ 8 mil, o segundo, R$ 6 mil, e o terceiro colocado, R$ 4 mil. Ao todo, serão entregues R$ 54 mil, mais o carro 0 Km.

As regras do programa foram definidas pela lei nº 3.167, de 18 de abril de 2023 e podem ser encontradas no Diário Oficial (www.itapevi.sp.gov.br).

 

Prêmio Escola de excelência

“Escola de excelência” atende a Lei Municipal n° 3.088/2022 e é voltado ao corpo docente, funcionários efetivos e especialistas da educação da rede municipal. Todas as escolas da rede que atendem a Educação Infantil puderam desenvolver o projeto educacional diferenciado, com os segmentos: Berçário I, Berçário II, Maternal, Pré I e Pré II. Em 2023 foram desenvolvidos 29 projetos, contemplando todas as Escolas de Educação Infantil do município.

Neste ano, a escola vencedora foi o CEMEB “Antonio Frederico de Castro Alves”, no Jardim São Luís, com o projeto “Eu sou assim e você?”, a partir do tema norteador elaborado pela Secretaria de Educação: “A Primeira Infância e o seu desenvolvimento multidimensional: Identidade, Espaços Culturais e Ludicidade”. Ele foi elaborado pelos gestores e docentes para ser desenvolvido com os alunos da Educação Infantil.

O objetivo do projeto foi tornar as crianças os protagonistas de sua própria história, fazê-los conhecer a si mesmo, sua própria cultura familiar e dos amigos a sua volta em meio a tanta diversidade física, racial e cultural. A escola conta com 100 alunos.

O total de alunos que desenvolveu o Projeto Escola de Excelência no ano de 2023 foi de 2.569 estudantes, desde a Creche até o Pré II.

A avaliação do projeto vencedor, assim como todos os participantes, foi composta por quatro fases diferentes e pontuadas de forma cumulativa, sendo cada fase de 0 (zero) a 25 (vinte) pontos, totalizando até 100 pontos.

Foi realizado acompanhamento pedagógico, a formação de uma Comissão de Análise do Projeto, análise do portfólio da escola, além do uso metodológico, clareza e fluência na exposição das ideias, dentre outros aspectos.

Neste ano ainda será realizada a 2ª edição com o tema “Literatura Infantil: experimentando, imaginando e interagindo.”