O programa Itapevias é o maior programa de pavimentação asfáltica da história da cidade. São 150 milhões de investimentos e previsão de asfaltar 41 quilômetros de extensão de ruas e avenidas, vias que estão recebendo asfalto novo com o objetivo de melhorar os acessos ao município.

De acordo com levantamento realizado o dia 2 de julho, pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi, pasta que acompanha o desenvolvimento de todas as ações, o programa Itapevias atingiu aproximadamente 30 quilômetros de vias pavimentadas quando começou em setembro de 2022, ou seja, mais de 70% de melhorias concluídas e cerca de R$ 90 milhões já investidos em obras.

Mas desde 2017, a cidade já implementa uma política pública de melhorar vias críticas na cidade e a estimativa é de que cerca de 100 quilômetros de vias tenham sido pavimentados, melhorando a vida de milhares de pessoas na cidade.

Confira o que já foi feito

Como parte do pacote de R$70 milhões de recursos estaduais, do programa “Nossa Rua”, com contrapartida do município, via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura concluiu as obras de pavimentação asfáltica na Rua Rio Jordão (Vila Santa Rita), Victor Soares de Camargo (Transurb), Estrada Boa Vista (Transurb) e nas estradas Intermunicipal Cruz de Pedra e Cruz Grande (ambas no Monte Serrat), além da Araçariguama (Estância São Francisco), que sai da região de Ambuitá.

Com recursos do programa Desenvolve SP, um pacote de investimento de cerca de R$ 30 milhões, a Prefeitura concluiu as obras da Rua Itapevi (Amador Bueno), Rua Yen (Jardim Cruzeiro), Rua Ezequiel Antônio de Oliveira (Vila Áurea) e Rua Cotovia (Jardim Nova Cotia), Ruas das Bananeiras, das Mangueiras e dos Maracujazeiros (todas no Jardim Santo Antonio).
Já foram pavimentadas também as ruas Seridó (Parque Mira Flores), a Rua Quatro (Jardim Mirador) e Travessa do Cidral (Monte Serrat). Foram concluídas neste mês de novembro as obras de pavimentação asfáltica da vicinal de terra Estrada Elias Alves da Costa (novo acesso de Itapevi à Vargem Grande passando pela Rodovia Raposo Tavares).

Em andamento

Seguem em obras as estradas dos Abolicionistas (Itaqui), além da Rua Ezequiel Antônio Vieira (Vila Áurea). No Monte Serrat também seguem em andamento as estradas Serra do Quartel e Serra das Divisões. Já no Jardim Nova Cotia as ruas Rouxinol, Periquito, Pintassilgo, Pardal, Beija-Flor, Codorna, Tico-Tico e Uirapuru. Serão quatro quilômetros de pavimentação apenas neste bairro.
No Jardim Santo Antônio, o asfalto está chegando nas Ruas dos Maracujazeiros, corredor de ônibus e estradas de terra. Na Cohab também estão em andamento as obras nas Ruas 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Na Vila Santo Antonio da Boa Vista, a Rua Santo Antônio segue em obras, assim como as ruas das Bananeiras e das Mangueiras, no Jardim Antônio. A Rua Cidral (Parque Miraflores) está em andamento.

Na região da Cohab, está sendo feita a continuação da Avenida Yasmin Pacheco Godoy (Fase 2), que já desafogou o trânsito do bairro. O trecho sai ao lado do Piscinão do Sapiantã. A fase 3 ligará a avenida à Estrada Lucinda de Jesus. Será feita a ligação ainda da Cohab com a Vila Santa Rita.

Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a pavimentação da Estrada Antônio Cassimiro (Vila Belmira), na região do bairro Quatro Encruzilhadas. Na Chácara Monte Serrat começou a ser pavimentada a Rua dos Desbravadores.

Em março, a Prefeitura iniciou as obras de pavimentação asfáltica da Estrada Antiga de Itu, na Estância São Francisco (Estância São Francisco/Ambuitá). O projeto inclui a instalação de guias, sarjetas e calçadas em concreto, proporcionando uma infraestrutura durável e de alta qualidade.

Via autorizada para iniciar pavimentação

Será feito o novo acesso de Ambuitá até Aldeia da Serra, não sendo necessário mais ao motorista passar pelo Centro da cidade via SP-029 (Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi), sentido Rodovia Castello Branco.

Obras já licitadas e que devem começar em breve

Também na região da Cohab e do Jardim Santa Rita está em etapa de projeto um novo acesso ao Fórum de Itapevi, com objetivo de também levar acessibilidade às pessoas com deficiência. A iniciativa atende pedido do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.

No Parque Suburbano, a Rua dos Trabalhadores, ao lado da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Itapevi, será canalizada e asfaltada.

Obra em análise e estudo

A Prefeitura estuda a pavimentação da Estrada Lucinda de Jesus conectando com a Avenida Yasmin Pacheco Godoy na terceira fase de continuação da via. A Lucinda deverá ligar a Rodovia Raposo Tavares, passando pelos bairros Quatro Encruzilhadas, Transurb e Nova Cotia. Será um eixo de desenvolvimento econômico futuro para a cidade. As obras já foram iniciadas no trecho da região do Santa Rita.

Na Chácara Monte Serrat deverão ser pavimentadas a Estrada Lagoa do Abate e Rua dos Desbravadores. No Jardim Ruth, a Rua Cândido Portinari.
Ações da Via Mobilidade

Em parceria com a concessionária Via Mobilidade, que opera as linhas das estações de trem na cidade, foram realizadas as obras da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio).

A Prefeitura já executou o recapeamento asfáltico de cerca de 2,2 quilômetros de extensão da Rua Orfeu Papa, na Estância São Francisco. A via liga o bairro de Ambuitá à Rodovia Castello Branco.

Também recapeou a Rua Dr. José Alexandre Crosgnac em uma extensão de aproximadamente 1,4 quilômetro, ligando a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva ao bairro de Ambuitá.