Pelo terceiro ano consecutivo após pandemia, Itapevi realizou o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. O evento aconteceu no Corredor Oeste Metropolitano, no Centro.

A data comemorativa é considerada uma das mais importantes do país. A proclamação da independência aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, com o grito do imperador Dom Pedro I. Neste ano, foi celebrado o 202º ano da Proclamação da Independência do Brasil.

O desfile reuniu aproximadamente 3 mil participantes, entre alunos e convidados. O público expectador foi em torno de 10 mil pessoas. Participaram 39 escolas municipais e uma estadual. O tema foi “Construindo no presente um futuro justo e consciente”.

Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção. O público presente teve à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e tendas de alimentação. Foram disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.

Solenidade

A abertura da solenidade contou com a presença de autoridades, com a execução dos hinos nacional e de Itapevi.

O desfile foi dividido em oito pelotões e levou para as ruas os seguintes temas: 1- Mulheres do Brasil; 2- Inclusão e Diversidade – Unidos pela Igualdade; 3-Olimpíadas – Conectando gerações, inspirando o futuro; 4-Brasil – Terra de Arte e Cultura; 5- Sustentabilidade – O futuro do planeta em nossas mãos; 6 – Brasil a caminho da era digital; 7- Crianças de hoje – a esperança do amanhã; e 😯 Melhor do Brasil é o brasileiro.

O evento contou com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música; pelotão de fanfarra de estudantes da Escola Estadual Professora Celina de Barros Bairão, Amigos de Bike, Lions Club, Romeiros, Base Ambiental, GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil (Grupo de Operações Especiais), Polícia Militar (Força Tática) e carros oficiais dessas instituições.