A Prefeitura de Itapevi celebrou, nesta segunda-feira (2), a 4ª edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, que formou 104 alunos das escolas Cemebs de Itapevi. O evento aconteceu na Escola do Futuro Padre Geraldo Mc Cluskey, em Amador Bueno, com a presença dos estudantes das escolas: Cemeb Vereador Ubiratan Chaluppe, Cemeb Jornalista João Valério, Cemeb Manoela Sanches Casagrande, Cemeb Gonçalves Dias e Cemeb Carlos Gomes.

O programa inovador capacita os alunos para o uso avançado das ferramentas da Google Workspace for Education, tornando-os multiplicadores de conhecimento, ajudando tanto colegas quanto professores.

O curso, com 57 horas de formação, envolve aprendizado gamificado, encontros presenciais e online e uma etapa final de aplicação prática, o “Adote um Professor”, onde os alunos ajudam diretamente educadores e funcionários.

 

Histórico do programa

A 1ª Edição aconteceu em 2022 com a participação de 120 alunos de cinco Escolas de Tempo Integral. Já a 2ª Edição em 2023 com a inclusão de 120 alunos do Ensino Fundamental de cinco escolas Cemebs. A 3ª Edição aconteceu neste ano ainda com a abrangência ampliada com 240 alunos, divididos em dois ciclos (Escolas de Tempo Integral no 1º semestre e Cemebs no 2º semestre).

 

Impacto e reconhecimento

A participação no encontro na sede da Google reforça o papel de Itapevi como referência em inovação educacional, destacando o protagonismo dos jovens em transformar a tecnologia em ferramenta para o desenvolvimento da educação municipal.

O programa Aluno Tutor é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.