Mais um marco histórico para a cidade, a Prefeitura de Itapevi realizou, no último sábado (14), a entrega das chaves e contratos das primeiras 31 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Meu Futuro”. O evento aconteceu na Rua Sideral, 500, na Chácara Vitápolis.

Primeira torre concluída e mais duas em construção

O conjunto habitacional será composto por três torres, totalizando 93 unidades habitacionais, cada uma com 59 m². Nesta primeira etapa, foi entregue uma torre com 31 apartamentos, todos acessíveis e equipados com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro, varanda e terraço com área de serviço.

O empreendimento oferece infraestrutura de lazer e qualidade de vida, incluindo uma quadra poliesportiva, playground com parquinho de areia, balanço acessível e paisagismo com árvores como ipês roxos, amarelos e amoreiras.

Seleção transparente e critérios rigorosos

O processo de seleção, coordenado pela Secretaria de Habitação, seguiu rigorosamente os critérios previstos na Lei nº 2.709/2019, que regula as diretrizes do Fundo Habitacional de Interesse Social – Habita Itapevi. Entre os 959 inscritos no chamamento público, 775 atenderam aos critérios, sendo os primeiros 31 beneficiários pessoas contempladas com o auxílio-aluguel municipal, que tiveram prioridade na alocação das unidades.

A transparência foi garantida em todas as etapas, com a publicação da lista de inscritos, excluídos e aprovados no Diário Oficial. Além disso, reuniões com os beneficiários explicaram os detalhes da ocupação, e o sorteio das unidades habitacionais foi realizado com ampla participação pública.

Um legado de dignidade e esperança

Com um total de 6.871,98 m² de área construída, o conjunto habitacional “Minha Casa, Meu Futuro” representa um divisor de águas no enfrentamento do déficit habitacional de Itapevi. Segundo o prefeito Igor Soares, a obra é “um exemplo do que é possível alcançar quando há planejamento, investimento adequado e prioridade nas políticas públicas voltadas às pessoas que mais precisam”, avalia.

Próximos passos

Com as primeiras 31 famílias já alocadas, as outras duas torres seguem em fase de construção e beneficiarão mais cidadãos nos próximos meses. A Prefeitura reafirma o compromisso de continuar investindo em programas habitacionais, garantindo moradia digna e inclusão social para os itapevienses.

O imóvel entregue às famílias não é gratuito. A Prefeitura fez o aporte dos recursos financeiros e os contemplados pagam uma prestação à Prefeitura, que financiou a obra. Eles também irão arcar com despesas de condomínio e custeios, como: água, luz, gás e outras despesas usuais.