A população de Itapevi já pode usar internet de graça em cinco praças. Os pontos de conexão, que entraram em funcionamento nesta sexta (18), fazem parte do programa Conecta Itapevi, que disponibiliza sinal de Wi-Fi gratuito em diferentes regiões da cidade.

 

O cidadão pode usufruir de até 1h de internet por dia nos pontos de Wi-Fi, que podem ser acessados por smartphones, notebooks e tablets. Para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro com dados básicos, como nome e CPF, e criar uma senha.

 

Com a nova tecnologia, cada ponto terá internet de 10MB, possibilitando o acesso simultâneo de até 250 usuários por praça. Confira os endereços:

 

Praças em funcionamento

1) Praça Carlos de Castro (Avenida Rubens Caramez – Centro)

 

2) Praça 18 de Fevereiro (Avenida Rubens Caramez – Centro)

 

3) Estádio Municipal André Nunes Jr. (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei – Jardim Nova Itapevi)

 

4) Praça na Entrada de Itapevi (Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi, próximo ao Estádio Municipal)

 

5) Praça José Batista Silveira (Rua Geraldo Vasques x Avenida Presidente Vargas – Jardim Nova Itapevi)

 

Praças com serviço em instalação

6) Praça Cristo – Irmão Francisco (Rua Aquino José dos Santos – Vila Aurora);

 

7) Praça Nelson Mandela (Rua Elisabete com a Rua André Cavanha – Vilas Dr. Cardoso);

 

8) Praça Paulo França – Estação Amador Bueno;

 

9) Velório Municipal (Rua Gaudêncio Barbosa, 499 – Jardim Julieta);

 

10) Ginásio de Esportes Municipal (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro)

 

11) Terminal Central de Ônibus (Rod. Cel. PM Nelson Tranchesi – Vila Dr. Cardoso).

 

Fibra óptica

O Conecta Itapevi também está instalando fibra óptica para conectar com mais rapidez e eficiência à rede mundial de computadores todas as unidades de saúde, assistência social e escolas, além de prédios administrativos e outros pontos de interesse público.

 

Desde o final de setembro, parte das secretarias municipais já está operando com a tecnologia e até 31 de outubro, cerca de 20% das escolas municipais passam a contar com a banda larga de altíssima velocidade.

 

Até o final de novembro, todos os equipamentos de saúde já estarão conectados por meio de fibra óptica, com velocidade de 20 MB, dez vezes superior à atual.

 

Além de melhorar a prestação dos serviços, o dispositivo permitirá, em médio prazo, a implantação de um sistema pioneiro para que toda a rede municipal de saúde compartilhe e tenha acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes.

 

Outra vantagem da instalação da fibra óptica é que os serviços de monitoramento por câmeras da cidade ficarão mais efetivos. Além disso, os usuários de Itapevi também poderão contratar serviços de banda larga de alta velocidade baseados na tecnologia.

 

A instalação do cabeamento começou pela região central, em agosto, e será ampliada para bairros mais distantes, como Amador Bueno e Nova Cotia. Ao todo, serão instalados aproximadamente 90 quilômetros de cabos de fibra óptica em toda a cidade.