Nesta segunda-feira (28) teve início a parte prática dos cursos técnicos de Agente de Saúde, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemias (ACE), promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. O encontro aconteceu com cerca de 50 estudantes nas dependências da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, na Cidade Saúde.

Esses profissionais desempenham funções essenciais para a promoção da saúde pública, realizando atividades de prevenção, orientação e acompanhamento das condições de saúde da população. O Agente de Saúde,  atua como um elo entre a comunidade e o sistema de saúde, promovendo a conscientização sobre cuidados preventivos e orientando à- população sobre a importância da prevenção de doenças.

O Agente Comunitário de Saúde é responsável por visitar as casas, realizando atividades educativas e identificando possíveis casos de doenças, além de fornecer orientações sobre higiene e cuidados com a saúde. Ele também tem um papel fundamental na coleta de dados para o planejamento de ações de saúde pública.

O Agente Comunitário de Endemias, por sua vez, foca na prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chikungunya. Esse profissional realiza inspeções em imóveis, busca focos de proliferação de mosquitos e orienta a população sobre as medidas de prevenção.

A parte prática do curso é uma etapa importante da formação desses profissionais, pois proporciona uma vivência real do trabalho de campo, preparando-os para lidar com as demandas diárias de suas funções. Com essa capacitação, a Prefeitura de Itapevi fortalece a rede de saúde pública local, garantindo mais qualidade de vida para à população.

A continuidade dos cursos e a dedicação dos alunos são fundamentais para o sucesso da estratégia de saúde pública no município. O trabalho desses agentes será crucial para a implementação de políticas públicas que garantam um ambiente mais saudável e seguro para todos.

A iniciativa objetiva o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde(VS) junto à população. O evento contou com o apoio das Coordenações de Atenção Básica, Atenção Especializada e do Núcleo de Educação Permanente e Humanização na Saúde – NEPHS.