Entre os dias 27 de maio e 07 de junho, a carreta da mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo ficará estacionada no Ginásio de Esportes de Itapevi (Av. Rubens Caramez, 1000, Centro), realizando gratuitamente exames para detectar o câncer de mama.

O atendimento será feito por meio de senhas distribuídas por ordem de chegada. Serão entregues 50 senhas, por dia, de segunda a sexta-feira, e 25 aos sábados, sempre a partir das 8h.

Podem fazer o exame mulheres de 35 a 49 anos que já tenham o pedido médico – quem ainda não o possui, deve procurar a enfermeira da carreta para solicitação. A partir dos 50 anos, é possível fazer a mamografia sem pedido médico.

As imagens dos exames são entregues à paciente na hora, já o laudo fica pronto em até 48 horas e poderá ser acessado online, com login e senha.

Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano. Quem não tem o pedido médico para a realização do exame deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência.

Diagnóstico Precoce

O diagnóstico precoce do câncer de mama é muito importante para a cura da doença.  Segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 74 mil novos casos de câncer de mama devem ocorrem no país por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A mamografia é um exame que gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais iniciais da doença, como alterações e tumores mamários muito pequenos. Com a detecção precoce, as chances de cura do câncer de mama são de aproximadamente 90%.

Sintomas

Os sinais (alterações físicas) e os sintomas (o que pode ser sentido, como desconforto por exemplo, mas nem sempre é visualizado) do câncer de mama podem variar de mulher para mulher. Na maioria das vezes, o câncer de mama se manifesta como um nódulo, que pode ser percebido ao palpar a mama, ou pode ser detectado nos exames de imagem (mamografia e ultrassonografia mamária). Com menos frequência, pode haver:

  • Retração do mamilo;
  • Secreção no mamilo;
  • Aumento do volume da mama;
  • Dor na mama ou no mamilo;
  • Vermelhidão na pele da mama;
  • Espessamento da pele da mama;
  • Nódulo aumentado na axila.

Na maioria dos casos, nódulos que aparecem nas mamas não são câncer. Entretanto, é muito importante a investigação de um especialista quando qualquer tipo de alteração na mama apareça.

Tratamento

Após a confirmação do diagnóstico de câncer de mama, são necessários exames adicionais para determinar a extensão da doença. A sequência do tratamento do câncer de mama é individualizada, variando de acordo com as características de cada paciente.