A 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social será realizada na sexta-feira (11), das 8h às 13h, no auditório da Secretaria da Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro). Interessados podem se inscrever pelo link: https://is.gd/ViGAFn. O evento é realizado pela Prefeitura de Itapevi e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, esta edição tem como objetivo promover diálogos, afirmar o compromisso do Estado com a justiça social, a equidade, e a proteção dos direitos socioassistenciais, tendo o SUAS como instrumento essencial de combate às desigualdades e garantia de proteção social.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para as ações no setor. O Sistema organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O SUAS engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.

Pré-conferência

Os assuntos que serão abordados nesta edição, foram discutidos, na segunda (7), durante a pré-conferência, em reuniões realizadas nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) da cidade.

Foram discutidos 5 eixos: Universalização do SUAS (Serviço Único de Assistência Social): Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.