
Ecopontos: a novidade sustentável de Itapevi que veio para ficar
21 de agosto de 2025- 21 agosto 2025
- 0
Itapevi reafirma seu compromisso com o meio ambiente por meio dos Ecopontos, uma solução sustentável que chegou para ficar e facilitar a vida do cidadão na hora de descartar resíduos recicláveis e entulhos de forma correta e responsável.
Atualmente, a cidade conta com quatro Ecopontos estrategicamente localizados: no Cardoso (Avenida Nelson Ferreira Costa, 1990), Jardim Rosemary (Rua Marcolino Bernardes, 7), Cohab (Avenida Pedro Paulino, 51) e Santa Rita (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 1402). O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 16h.
Nesses espaços, os moradores podem descartar papel, metais, vidros, plásticos, madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha. Também é permitido o descarte de até 50 quilos de entulho ensacado por munícipe, respeitando os limites que preservam a segurança e organização do local.
Os materiais entregues nos Ecopontos são encaminhados às cooperativas parceiras e aos sistemas de logística reversa das empresas fabricantes, garantindo um tratamento ambientalmente sustentável e a inclusão social por meio da reciclagem.
A Prefeitura, em parceria com a empresa “Mais Itapevi”, responsável pela gestão dos Ecopontos, está estudando a implementação de mais três unidades, ampliando a facilidade para que todos possam contribuir com o descarte correto e a preservação da cidade.
Cata-Bagulho
A população também tem à disposição o serviço Cata-Bagulho, oferecido pela Mais Itapevi via WhatsApp (11) 91237-7500, para recolhimento de móveis velhos e sofás. Os pedidos deverão ser feitos em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O solicitante deverá enviar apenas mensagens, ligações não serão aceitas. Para descartar restos de entulho e de material de construção, o morador deve contratar o serviço particular de caçamba. O município não oferece este tipo de trabalho.
Descarte irregular é crime
Com a ampliação dos Ecopontos, a Prefeitura também reforça a fiscalização para coibir o descarte irregular de entulho nas ruas, medida fundamental para manter a limpeza, a saúde pública e a segurança de todos.
Denúncias podem ser feitas diretamente ao Setor de Fiscalização de Posturas Municipais (Rua Padre Manfredo Schubiger, 94), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (11) 4141-0474 (em horário comercial) e 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), com atendimento 24 horas.