A Farmácia Dose Certa da Prefeitura está à disposição da população para aqueles que precisarem retirar os medicamentos na unidade, na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, nesta pandemia do novo coronavírus. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Vale mencionar que quem for retirar a medicação deve adotar todas as medidas preventivas de saúde já preconizadas, como: usar máscaras, limpar as mãos com álcool em gel e manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro uns dos outros, além de evitar aglomeração.

As receitas de uso contínuo foram prorrogadas para mais 90 dias, além do vencimento que seria em caso de seis meses, durante o período de pandemia.

O objetivo da Farmácia Dose Certa é oferecer aos itapevienses um atendimento específico, mais rápido e sem custos na retirada de medicamentos e insumos.

A Dose Certa disponibiliza, gratuitamente, 127 medicamentos e materiais de assistência farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde e programas de saúde específicos, para pacientes com diabetes, hipertensos, contraceptivos, entre outros.

A Farmácia Dose Certa ainda entrega medicamentos voltados ao atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), de uso contínuo para tratamentos de anti-hipertensão, diabetes, asma, antibacterianos, analgésicos, anticoncepcionais, medicamentos prescritos pelo atendimento médico aos munícipes, dentre outros.

Farmácia inédita

A inédita Farmácia Dose Certa foi inaugurada em fevereiro desde ano. Essa era uma antiga demanda da população. Com um projeto moderno e sustentável, a Farmácia Dose Certa Itapevi é projetada em contêineres de aço, com 120 m² de área útil. O espaço é resistente a incêndio e outras intempéries.

A implantação em contêiner é considerada mais sustentável por ser uma instalação mais limpa e rápida e pelo próprio reuso do material. O dispositivo permite maior flexibilidade, permitindo diversas configurações e facilitando a montagem.

A construção representou 30% de economia do que a tradicional de alvenaria. A estrutura física da farmácia é um investimento do município e será administrada pela empresa prestadora de serviços na área da saúde em Itapevi.