GCM amplia atendimento ao público em 83,6%
23 de abril de 2019- 23 abril 2019
- 0
Graças ao esforço conjunto de suas diferentes unidades, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi registrou uma alta de 83,6% no número de atendimentos à população no primeiro trimestre deste ano, com 12.715 intervenções realizadas, contra 6.923 efetuadas no mesmo período de 2018.
Os dados, que são da própria corporação, incluem boletins de ocorrência registrados pela guarda, flagrantes, rondas em escolas e áreas públicas, travessias escolares e outras ocorrências (como, por exemplo, blitz, fiscalização de trânsito e perturbação de sossego).
“Esse resultado é fruto da implementação de uma metodologia estratégica e planejada, articulando o trabalho das Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), do Canil e da Central de Comunicação e Videomonitoramento (CECOM)”, diz Osmar Moraes, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana.
Nos três primeiros meses deste ano, foram registrados pela GCM 438 boletins de ocorrência, contra 390 no mesmo trimestre de 2018 – um aumento de 12,3%%.
Já as ocorrências atendidas subiram 430,5%, pulando de 544 no ano passado para 2.886 neste ano. A Guarda Civil Municipal também efetuou 25 prisões em flagrante neste primeiro trimestre; no ano passado, foram 20.
“A alta também se deve ao aumento de produtividade da corporação, que está realizando o policiamento mais próximo do cidadão, ouvindo suas necessidades reais e indo diretamente ao local das ocorrências para tentar solucionar o problema”, completa Humberto Araújo, comandante da GCM de Itapevi.
Rondas e travessias
O número de rondas realizadas pela GCM em áreas públicas entre janeiro e março deste ano chegou a 7.419, enquanto nos primeiros três meses de 2018 o total foi de 4.179, o que representa um aumento de 77,5% na atividade.
Em relação às rondas escolares, neste trimestre foram registradas 1.738, um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2018, quando a corporação realizou 1.600 rondas.
Já as travessias escolares tiveram aumento de 10% neste primeiro trimestre, com 209 ações, contra 190 realizadas no início de 2018.
“À medida em que controlamos e ampliamos nossas atividades, temos condições de saber com maior precisão os problemas crônicos de segurança pública da cidade e prestar um serviço de melhor qualidade”, diz Araújo.