Itapevi é a cidade com menor taxa de mortalidade no trânsito do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Estudos das Cidades da Universidade de São Paulo (USP) e divulgada no último mês de abril. A metodologia compara cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes e levou em consideração o período analisado entre os anos de 2019 e 2021.

Entre os 41 municípios do estado de São Paulo com este perfil, por exemplo, coloca Itapevi ficou com 2,2 mortes por 100 mil habitantes, e está à frente de Osasco (5° lugar), Barueri (37° lugar), e de São Paulo (20° lugar), por exemplo. Segundo o estudo, o índice é um parâmetro importante para analisar a segurança viária e ajudar a melhorar cada dia mais a mobilidade urbana do município.

Maio Amarelo

Todas as melhorias nos indicadores da mobilidade urbana do município, podem ser refletidas na Campanha do Maio Amarelo, especialmente de 2017 para cá. As ações promovidas intensificam o debate e as ações ao redor da segurança viária, com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

Neste ano, o tema definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) foi: “No trânsito, escolha a vida”. Com isso, a Prefeitura está realizando diversas ações com toda a população e em toda cidade como:

– distribuição de cartilha educacional para os alunos do 3° ano da rede municipal de ensino;
– campanha publicitária nas ruas e redes sociais, principalmente nas vias principais da cidade para sensibilizar os cuidados do motorista no trânsito;
– colocação de faixas informativas nos semáforos;
– realização de blitzes;
– distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes;
– distribuição de antenas corta-pipas;
– promoção de palestras sobre educação no trânsito em escolas e empresas do município.

Cidade também se destaca em relação à outras na Região Oeste

Itapevi também teve posições de destaque nos índices de “Salário Médio Formal” (4° lugar), ficando à frente das cidades de Cotia e de Osasco. No quesito “Execução Orçamentária”, o município foi o 6° colocado, à frente de São Paulo. A cidade ainda figurou na 7ª colocação como “Menor Taxa de Mortes por Covid”, superando Barueri e Osasco.