Prefeitura de Itapevi inicia Mutirão Todos contra a Dengue 2025, no sábado (25)
21 de janeiro de 2025- 21 janeiro 2025
- 0
Para intensificar o combate ao mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Itapevi inicia em janeiro o “Mutirão Todos contra a Dengue 2025”. O primeiro bairro a ser visitado será a Vila Santa Rita, no sábado (25), das 8h às 14h.
O mutirão será realizado sempre aos sábados e acontece até o dia 10 de maio. Para o sucesso da ação, é importante que os moradores recebam os agentes de saúde, prestem atenção às informações e abram suas casas para vistorias de potenciais criadouros do vetor.
Para otimizar os trabalhos e facilitar a ação, além dos agentes de saúde, a Prefeitura também atua com as equipes de limpeza, que trabalham em parceria com o caminhão Cata-Bagulho. O veículo percorre as ruas recolhendo móveis velhos e sem uso. O objetivo é evitar locais com poças de água que facilitam a reprodução do mosquito.
Além da mobilização aos sábados, durante a semana, as equipes de endemias continuam com ações de bloqueio de casos constatados como positivo na cidade. Também serão eliminados os focos e criadouros do mosquito mapeados em todo o município com a maior presença de larvas.
Adesão da população
Para o combate efetivo ao mosquito da dengue é fundamental que toda a população faça a sua parte, vistoriando e eliminado os focos do mosquito dentro das casas. A fêmea do mosquito bota os ovos em água limpa e parada, normalmente em caixas d’água destampadas, pneus e garrafas sem proteção e vasos de plantas. O mosquito não se reproduz em piscinões e esgoto.
Confira as ruas que serão visitadas na Vila Santa Rita
Ruas Juventus, Nacional, Canário, José Chaluppe, Colorado, Francana, Comercial, Bangu, Benfica, Faisão, Internacional, Avaí, Joinvil, Praia de Baraqueçaba e Praia do Cumbuco.
Combate ao Mosquito
O combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos. As ações para acabar com o Aedes devem ser realizadas semanalmente, durante todo o ano e não apenas no Verão, pois, os ovos das fêmeas podem sobreviver por meses em ambientes secos até que o clima fique quente e chuvoso novamente. Por isso, a atenção deve ser redobrada:
- Evitar a água parada, destruindo os locais onde o mosquito se desenvolve. Mas não adianta só secar os reservatórios. Tem de limpar também, com água, sabão ou água sanitária, para eliminar os ovos grudados nesses recipientes.
- Manter a higiene dos locais.
- Limpar regularmente a caixa d’água e mantê-la fechada.
- Verificar as calhas, retirando folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas.
- Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.
- Eliminar entulhos do seu quintal.
- Trocar ou lavar com água e sabão, a cada três dias, o pote de água para o seu animal de estimação.
- Cobrir piscinas que não estiverem em uso.
- Tampar os ralos.
- Usar repelentes para evitar as picadas dos mosquitos.
- Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.