Prefeitura de Itapevi promove campanha “Maio Laranja” para combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
14 de maio de 2024- 14 maio 2024
- 0
A Prefeitura promove, neste mês, a campanha “Maio Laranja”, que tem como objetivo combater o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Cultura e Segurança e Mobilidade Urbana. Diversas ações serão realizadas com o objetivo de chamar atenção para o tema (veja no cronograma abaixo).
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do abusador.
O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa menor de 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Por isso, é importante denunciar para que o abusador seja punido e não volte a violentar essa criança/adolescente, ou outras.
Lei
A Lei 9.970/2000 institui o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data simboliza a morte trágica de Araceli Crespo, que quando tinha 8 anos, em 18 de maio, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Estado do Espírito Santo.
A cor é inspirada na flor laranja da gérbera, muito conhecida no Brasil, simboliza a vulnerabilidade e fragilidade da criança. Cada vida importa, cada criança e cada adolescente deve ser protegido de todas as formas violências. Não se pode normalizar a violência sexual. Toda pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar de violências contra crianças e adolescentes deve denunciar. Proteger é responsabilidade de todos.
Denuncie!
Casos de abuso sexual infanto-juvenil devem ser denunciados. Ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180. Ainda é possível entrar em contato com a Polícia Civil pelo Disque Denúncia 197, Polícia Militar 190, GCM 199 e 153, e Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi 4450-6779, além do Ministério Público 4141-0970.
Cronograma de atividades:
CRAS Amador Bueno – Rua Francisco Rodrigues Paes, n° 49 – Amador Bueno
16/05 – Quinta-feira
Horário: 9h30
Ação: Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, roda de conversa e confecção da flor gérbera para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), contação de história e sensibilização e conscientização de crianças e adultos contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
Mobilização no Dia Nacional da campanha Maio Laranja – Faça Bonito
18/05 – Sábado
Horário: 10h
Local: ItaShopping Centro – será realizado na área externa e interna
Ação: Em parceria com o ItaShopping, será realizada mobilização popular com a distribuição de cards contendo informações dos canais de denúncia com sementes de gérbera e entrega de mudas da planta, mesa de orientação sobre a data e o simbolismo.
Haverá divulgação de vídeo da campanha Maio Laranja no telão da Praça de Alimentação e distribuição de folder com informações e canal de denúncia disque 100.
Palestra
18/05 – Sábado
Horário: 10h
Local: Teatro Municipal de Itapevi
Ação: Palestra com a Delegada Dra. Kelly Cristina Sacchetto Cesar de Andrade com forte atuação no combate à pedofilia com a Operação Luz na Infância.
CRAS Jardim Maristela – Avenida Pedro Paulino, n° 825 – Cohab
22/05 – Quarta-feira
Horário: 10h
Ação: Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e apresentação teatral para sensibilização sobre a importância da campanha.
Teatro Municipal – Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro
22/05 – Quarta-feira
Horário – 10h
Ação: Palestras e vivências de especialistas e profissionais que atuam no combate ao abuso e exploração infantojuvenil. O evento é destinado a educadores, profissionais de saúde e coletividade em geral.
CRAS Engenheiro Cardoso –Rua Rosângela Mariana Limas, n°266 – Vila Aurora
23/05 – Quinta-feira
Horário: 14h
Ação: Grupo de acompanhamento do PAIF (Proteção às Crianças e Adolescentes) – Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e contação de história com professores da Escola de Teatro da Secretaria da Cultura.
Brinquedoteca Municipal – Mundo Brincar – Rua Pedro Luís García, 81 – Centro
24/05 – Sexta-feira
Horários dos períodos: 10h e 14h30
Ação: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Atividades de pintura com o símbolo da campanha e contação de história com a Palhaça Folha, da Secretaria da Cultura.
Público: Crianças de 0 a 12 anos.
CRAS Aurora – Rua: Américo Valentin Cristianini, n° 420 – Vila Aurora
24/05 – Sexta-feira
Horário: 14h
Ação: Reunião socioeducativa para famílias acompanhadas pelo Programa Bolsa Família com o tema enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, pelos profissionais da equipe de referência representantes do Comitê Municipal de Violência.
Palestra com Carla Albuquerque – Jornalista investigativa e apresentadora. Sua carreira extensa é marcada por mais de 40 séries de TV produzidas e dirigidas nos mercados nacional e internacional.
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS MÓVEL
O serviço irá promover ações durante todo o mês de Maio, Campanha de prevenção, com entrega de material informativo para as famílias atendidas na unidade móvel, que estará decorado com bexigas amarelas e banner informativo sobre a campanha.