A Prefeitura de Itapevi inicia o primeiro Mutirão “Todos contra o Aedes” do mês de maio, desta vez em dois bairros da cidade: Jardim Alabama e no Jardim Cruzeiro. A 12ª edição dessa ação que intensifica o combate à dengue no município acontece das 8h às 14h para impedir o avanço do inseto causador da doença, e também da zika e da chikungunya.

Os agentes de saúde da administração municipal vão percorrer as residências existentes em 15 ruas das duas regiões. Deste total, seis vias são no Jardim Alabama e outros nove no Jardim Cruzeiro.

Os profissionais entram nos imóveis para orientar os moradores sobre as maneiras de evitar a proliferação do Aedes aegypt. Como ocorreu nas edições anteriores, equipes da zeladoria e o caminhão cata-bagulho recolherão móveis velhos sem uso, que contribuem no acúmulo de poças d’água onde o mosquito se reproduz.

A ação é promovida aos sábados, em dias sem chuvas, com objetivo de evitar que algumas regiões da cidade se transformem em criadouros. No total, 13 mutirões foram programados até este mês, dentro de um período de maior incidência dos casos.

Além do Alabama e Cruzeiro, o mutirão já visitou 175 ruas existentes em 11 bairros do município. Entre eles, destacam-se o Jardim Vitápolis, Jardim São Carlos, Jardim Santa Rita, Jardim Rainha, Parque Wey, Bela Vista Baixa, Parque Boa Esperança, Alto da Colina, Jardim Paulista, Parque Suburbano e Vila Santa Rita.

A Prefeitura volta a pedir a colaboração dos moradores para combater o mosquito com mais eficiência. As pessoas devem autorizar os agentes a entrarem nas casas para vistorias e assim eliminar possíveis criadouros do vetor.

Além desse tipo de ação, esses profissionais da saúde efetuam durante a semana o bloqueio de casos constatados como positivos no município e a erradicação dos focos do inseto mapeados no município. Depois do Alabama e Cruzeiro, a Prefeitura fará o próximo mutirão no Parque Miraflores, no sábado (11).

Confira o roteiro deste 12º mutirão:
Jardim Alabama
– Rua Afeganistão