Itapevi acaba de ganhar mais um importante equipamento público para reforçar sua infraestrutura: o Piscinão do Parque Suburbano, que irá aumentar a proteção do município contra enchentes e alagamentos. O equipamento foi entregue na sexta-feira (10).

O Piscinão do Suburbano receberá as águas do córrego Paim, ajudando a diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira.

Além disso, como parte das melhorias, a via no entorno do espaço recebeu nova pavimentação.

Com área de 16.500 m² e capacidade para receber 79 milhões de litros de água, ele foi o primeiro de três reservatórios entregues pela atual gestão – ainda estão em andamento intervenções nos piscinões do Vitápolis e do Sapiantã, que devem ser concluídos até setembro deste ano.

Ao todo, o investimento nas benfeitorias soma R$ 112 milhões. As obras são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).

Praça do Povo

Durante a cerimônia de lançamento, a Prefeitura também inaugurou a Praça do Povo, que fica numa área adjunta ao piscinão. O lançamento teve um aulão de zumba com os professores Maycon Vinicius e Wanderson Barbosa, que reuniu centenas de pessoas no local.

O espaço tem quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, duas academias ao ar livre, bosque, calçada compartilhada para pedestres e ciclistas e pista de caminhada.

A praça também tem iluminação a LED (Diodo Emissor de Luz), oferecendo mais segurança aos usuários do local com economia de custos para a administração municipal. As obras foram iniciadas simultaneamente às do Piscinão do Suburbano, em abril do ano passado.

“Antes, o espaço estava completamente abandonado, servia de ponto de descarte de entulho, de lixo e as obras do piscinão estavam abandonadas”, disse um servidor. “Agora, este é mais um espaço que entregamos aos nossos cidadãos para a prática esportiva, aliada à reurbanização do bairro”, afirmou.

A Praça do Povo ficará aberta 24 horas por dia e contará com patrulhamento permanente da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi.

Para Miceuenh Francisco Pires, 35, motorista e morador do Parque Suburbano, as obras foram uma grande conquista para toda a cidade. “Este bairro era um lixão, os alagamentos tomavam conta do Suburbano e agora é praticamente um sonho ver um lugar iluminado, cheio de vida e onde posso trazer minha família e meus filhos para se divertirem”, disse.