A Prefeitura de Itapevi inicia, na quarta-feira (4), a castração de cães e gatos que foram inscritos para o procedimento na região da Cohab, nos meses de fevereiro e março.

As cirurgias, já agendadas, serão realizadas até 13/5, no estacionamento da Secretaria de Esportes (R. Luiz Belli, 1087, Alto da Colina).

Às segundas, quartas e sextas-feiras serão realizadas as cirurgias dos felinos e às terças e quintas-feiras dos caninos. Os procedimentos são todos realizados na parte da manhã. Estão previstas a realização de 570 castrações neste período.

Recomendações

Os animais devem estar com, pelo menos, seis horas de jejum de alimentação e água e chegarem até 15 minutos antes do horário agendado. Devem ser trazidos em caixas de transporte (uma por animal), por um único tutor adulto obrigatoriamente, sem outros acompanhantes e crianças.

Por ser um consultório adaptado, são realizadas cirurgias em pets com até 20 quilos e sem raça definida, a partir dos seis meses de idade. O programa gratuito não contempla animais de raça. Durante a cirurgia, o pet tem sua orelha permanentemente tatuada para controle populacional.

As medicações para o pós-operatório serão entregues na alta do animal, como antibiótico, analgésico e antiinflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias e nunca em jejum.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou diretamente no DCPA (Departamento de Cuidados e Proteção Animal) da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é sma@itapevi.sp.gov.br.