A Brinquedoteca Mundo Brincar promoveu, nesta terça (22) e quarta-feira (23), o projeto “ID: Eu Aceito, Eu transformo, Eu represento”. Foram atividades destinadas aos usuários atendidos por equipe técnica da brinquedoteca e voltadas para cerca de 120 crianças e famílias de Itapevi cadastradas no programa. O evento aconteceu das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h,  e propos a reflexão sobre os temas que permeiam a consciência negra, tais como: valorização e o respeito ao ser humano, igualdade racial, representatividade, poder negro, relações sociais, diferenças étnico raciais e o fortalecimento da convivência multicultural.

O projeto visa ainda desenvolver reflexões sobre a temática étnico racial para o fortalecimento de todas as pautas urgentes da pessoa preta, tais como: empoderamento negro, pertencimento, autoestima, representatividade, aceitação, autocuidado, visibilidade negra, práticas antirracistas e igualdade racial.

Teatro

Entre as atividades, será apresentada a peça teatral “Menina Bonita do Laço de Fita”, da Cia Folha e Tim. Trata-se de uma adaptação da obra homônima de Ana Maria Machado, que aborda o aspecto racial, do não-preconceito, numa perspectiva antirracista, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. A peça conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz de tudo para ficar igual a ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.

Workshop – Cabelo Crespo tem História

Outra importante atividade do projeto é o workshop “Cabelo Crespo tem história”, realizado pelo especialista em cabelo afro, Juninho Loes, que aborda a compreensão da história do cabelo crespo, racismo, legado histórico e identidade. Durante a apresentação, o cabeleireiro faz a finalização de um cabelo infantil, abordando os cuidados necessários com os fios crespos e cacheados.

A oficina lúdica aborda a construção da identidade da criança preta, com estímulo ao desenvolvimento da noção de existência e pertencimento no mundo para fortalecimento da autoestima, aceitação e da representatividade como forma de promoção da igualdade racial.

Mostra e Exposição

O projeto também apresenta mostra de ilustrações cedidas pela @prettynhaoficial, Flavia Marcondes, mulher negra, publicitária e fotógrafa, que aborda o protagonismo negro para que as crianças e todos os participantes se sintam aceitos, transformados e representados.

O evento conta ainda com exposição de bonecas da @pretaspretinhas – uma organização de impacto social fundada no ano 2000 e sediada em São Paulo – para fortalecer a autoestima e visibilidade de todos os participantes, além do acervo literário da brinquedoteca com diversos títulos que expressam a diversidade, a ancestralidade e a importância das próprias origens e traços em páginas ilustradas e especialmente pensadas para crianças pretas.