A Prefeitura vai inaugurar nesta sexta-feira (3), o novo Viaduto na região central da cidade, ao lado do Pronto-Socorro Central. Essa é a maior obra de mobilidade da história de Itapevi. A estrutura promete revolucionar o tráfego urbano, oferecendo mais fluidez e alternativas de trajeto para os motoristas.

Para marcar a entrega da obra, será realizada uma caminhada simbólica, com início às 19h, na rua Agostinho Ferreira Campos com a Hermentino Beloni, na Cidade Saúde e na sequência o trânsito será liberado.

O novo viário vai aliviar o tráfego no Viaduto José dos Santos Novaes que foi construído no início dos anos de 1980, que passará a ser utilizado prioritariamente para o trânsito local em direção ao Terminal Rodoviário, ao Centro, Cardoso e ao Jardim Rainha, por exemplo. O novo viário compreende o trecho entre a Rua Orlando Higino de Moraes (nas imediações do Pronto-Socorro Central) e o Corredor Oeste, sentido Cohab.

A estrutura é construída em concreto armado e recebeu 70 placas de acrílico de barreira acústica importadas de Israel, instaladas em perfis metálicos com travas de segurança. Mais leves que o concreto e de alta resistência, elas funcionam como proteção sonora para reduzir o barulho do tráfego próximo ao Hospital Municipal.

Alterações no trânsito

Com o início das operações do novo Viaduto, o fluxo de veículos será reorganizado para quem acessa a Rua Agostinho Ferreira Campos vindo da SP-029 (Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi). A Rua Agostinho Ferreira Campos permanece como via de mão dupla.

Nesse contexto, a Rua Erotildes de Freitas permitirá acesso em sentido único à esquerda, para quem vai para a Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, e sentido único à direita, para quem sobe, em direção à Av. Presidente Vargas.

A Rua Carmem Silva de Almeida também terá a mesma configuração: sentido único à esquerda para quem quer acessar a rua Dimarães Antonio Sandei e à direita, subindo, para quem quer acessar a avenida Presidente Vargas.

O novo viaduto beneficiará moradores da Cohab, Amador Bueno, Jardim Santa Rita e Parque Suburbano, além de motoristas de Cotia e São Roque.

O equipamento recebeu a denominação de Complexo Viário Maria José Soares, por meio da Lei Nº 3.388, de 14 de agosto de 2024.

Segunda etapa

Seguem em ritmo acelerado as obras da segunda etapa do viaduto, no sentido inverso, conectando o Corredor Oeste à Rua Professor Dimarães Antonio Sandei (via do Parque da Cidade), em direção à rodovia Castello Branco. A previsão de entrega deste segundo trecho é para o segundo semestre de 2026.