Nesta quinta-feira (9), o recém-inaugurado CIS (Centro integrado de Saúde), localizado na Vila Santa Rita, começou a contar com um importante serviço de transporte gratuito para os pacientes do Centro, de Itapevi, até o novo espaço de saúde. Trata-se do Expresso da Saúde, um micro-ônibus, com capacidade de transportar até 27 passageiros.

Podem embarcar no veículo apenas as pessoas que mostrarem ao motorista o SMS da Prefeitura confirmando a agendamento de consultas ou exames no CIS. Estes poderão utilizar o transporte exclusivo até a unidade e no retorno para o Centro. O veículo personalizado percorrerá um trajeto de cerca de 3,8 quilômetros de distância em aproximadamente 20 minutos, com trânsito normal.

O micro-ônibus funcionará nos mesmos dias e horários do CIS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e terá partida de meia em meia hora.

Sobre o CIS

O Centro Integrado de Saúde (Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87 – Vila Santa Rita), começou a funcionar no dia de julho. O serviço opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A unidade tem capacidade para realizar 8 mil atendimentos por mês.

O CIS possibilita a realização de consultas com 14 especialistas médicos e 18 exames de diagnósticos e preventivo e tem capacidade para realizar 8 mil atendimentos por mês. As consultas oferecidas pelo equipamento são de cardiologia adulto, dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, pneumologia, reumatologia, neurologia infantil, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Os exames a serem oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria.

Como funciona o CIS?

O morador não precisa ir até o Centro Integrado de Saúde para marcar a sua consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. O médico é responsável por analisar a necessidade do paciente passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário ele preenche uma guia de encaminhamento ao CIS.

Centro de Hemodiálise

No mesmo endereço, desde setembro do ano passado, já funciona o Centro de Hemodiálise, um serviço também diferenciado que atende dezenas de pacientes itapevienses que antigamente necessitavam desse tratamento, mas realizavam as sessões em cidades distantes, como por exemplo, na capital.