A partir deste sábado (6), Itapevi entra na Fase Vermelha do Plano São Paulo. A Prefeitura seguirá as orientações do Governo do Estado de São Paulo, que anunciou, na quarta-feira (3), a mudança de reclassificação para todo o estado paulista.

A ação deve-se ao aumento no número de internações em UTI’s em hospitais. Este é considerado um dos estágios mais crítico da quarentena e vai durar duas semanas, iniciando neste sábado (6) e indo até 19 de março.

Com a Fase Vermelha, serão suspensos alguns serviços da Prefeitura, como Resolve Fácil e atendimento administrativo da administração municipal. Os servidores municipais irão permanecer em suas residências em regime de home office ou trabalho remoto.

Apenas os serviços essenciais e de emergência, sendo 24 horas por dia irão funcionar, como: Prontos-Socorros, Centro de Combate ao Coronavírus, Central de Resgate, Corpo de Bombeiros, GCM, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Defesa Civil, Conselho Tutelar, Setor de Fiscalização de Posturas, Central de Videomonitoramento, serviços de velório e sepultamento, além dos profissionais de limpeza e zeladoria urbana e da coleta de lixo, que deverão manter suas rotinas profissionais.

Todas as unidades de Saúde realizarão atendimento nos seus respectivos horários. As escolas municipais permanecerão abertas para atender as crianças e a comunidade escolar durante a Fase Vermelha.
Os setores da Secretaria de Administração e da Fazenda e Patrimônio irão funcionar em escala de plantão para garantir o pagamento dos servidores municipais e dos fornecedores, respectivamente.
Os prazos de processos administrativos também serão suspensos entre os dias 6 e 19 de março. O munícipe notificado terá o prazo suspenso neste período, válido após o término da medida de restrição.

A Fase Vermelha não proíbe a circulação de pessoas pelas ruas, como ocorre em um lockdown, mas com a medida apenas as atividades essenciais poderão funcionar, como, por exemplo: atividades religiosas, farmácias, mercados, padarias, açougues, distribuidoras de bebidas, gás, hortifruti, postos de combustíveis, lavanderias, oficinas de veículos, pet shops e serviços de hotelaria.
Não poderão abrir bares, restaurantes, shoppings, academias, eventos e o comércio não essencial. No caso do comércio, bares e restaurantes, somente serviços de delivery ou de compras pela internet poderão funcionar.

O Plano SP é uma estratégia definida pelo Governo do Estado para retomar, com segurança, a economia estadual durante a pandemia do novo Coronavírus. A medida de reclassificação é um reforço em ações de enfrentamento da pandemia no estado com a finalidade de reduzir o contágio e evitar pressão sobre o sistema de saúde.

Vale lembrar que na Fase Vermelha os protocolos de segurança permanecem inalterados, como: distanciamento social de, ao menos 1,5 metro, de todos, a todo o momento, sempre com uso de máscara. Adoção de boas práticas de higiene pessoal, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, além do uso de máscaras.

Toque de Restrição

O “Toque de Restrição” definido pelo Governo do Estado permanece em vigor, a partir de agora, todos os dias da semana, das 20h às 5h. A medida se aplica às festas clandestinas, aglomeração em vias e próprios públicos, incluindo espaços públicos em geral, bem como a todo e qualquer lugar que esteja em desrespeito ao Plano São Paulo e legislações municipais vigentes.

A fiscalização será realizada pela Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal (GCM), Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e Polícia Militar.

Área de Lazer em Itapevi

Em virtude da nova classificação do município para a Fase Vermelha do Plano SP, o Parque Municipal Vereador Luciano de Oliveira Farias – Bolor (Rua Profº Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi, ao lado do Estádio Municipal) ficará fechado durante esta fase. A mesma situação aplica-se às areninhas e demais equipamentos de lazer e esportes do município.