Aprendizado on-line é a forma de estimular desenvolvimento educacional durante a pandemia do novo coronavírus; Atividades serão atualizadas semanalmente, colaboração dos pais é essencial neste momento

A Prefeitura disponibilizou neste sábado (11), o link Lição de Casa (www.itapevi.sp.gov.br/licaodecasa), com atividades complementares para todos os alunos da rede municipal de ensino.

O conteúdo educacional virtual vai atender estudantes matriculados nos berçários I (de 6 meses a 1 ano e 6 meses) e II e maternal (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), pré-escola I e II (de 4 a 5 anos e 11 meses) e Ensino Fundamental Ciclo I, que compreende de 1º ao 5º ano.

As atividades complementares chamadas de “Aprender em Casa” serão atualizadas semanalmente por uma equipe multidisciplinar de professores da Secretaria Municipal de Educação.

Os conteúdos subdivididos pelas diferentes séries e níveis escolares têm como objetivo propor zelar pela qualidade do conteúdo programático de modo que os estudantes possam dar prosseguimento aos estudos escolares em seus lares neste período de quarentena e de isolamento social.

Essa conexão entre a escola, professores e alunos é fundamental para que as crianças não perderem os vínculos de aprendizado e de transmissão de conhecimento. Além de ser uma ótima atividade nesse período de suspensão das aulas devido a pandemia do coronavírus.

Apoio dos pais é fundamental

Diante dos inúmeros desafios e limitações propostos pela pandemia, a Prefeitura pede aos pais e responsáveis que estimulem seus filhos e netos, acompanhando o andamento das atividades complementares sugeridas. As crianças devem manter uma rotina diária de estímulo ao desenvolvimento das tarefas escolares em casa, ainda que estejam distantes das escolas e das salas de aulas.

As atividades pedagógicas desenvolvidas contam com uma programação cuidadosa e planejada para os sete dias da semana (de segunda-feira a domingo), de forma a ocupar os estudantes e os familiares ao longo do desenvolvimento escolar.

Os conteúdos envolvem sugestões de materiais que os pais tiverem à sua disposição dentro de seus lares, até mesmo brinquedos para os berçários e maternal, além do uso de músicas e de vídeos via internet para a realização de algumas etapas estudantis. Canais infantis do YouTube são algumas das ferramentas indicadas para apoio pedagógico. Já para leitura de livros na internet a recomendação são livros digitais paradidáticos.