A primeira turma de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapevi se formou, na quarta-feira (11), em cerimônia especial realizada na sede da entidade, com participação da Banda da Guarda Municipal. No total, nove estudantes, com idades entre 13 e 23 anos, com deficiências intelectuais, Síndrome de Down e autismo concluíram a segunda etapa do Ensino Fundamental, dentro da modalidade de Educação Especial.

A Apae conta com uma educação adaptada para as necessidades pessoais de cada participante. Após comemorar essa qualificação, no próximo ano, os jovens continuarão recebendo o ensino educacional. Para isso, foi criada uma sala de aula para dar continuidade.

Segundo a diretora da escola Luz do Amanhã, mantida pela APAE, Benedita Franci foi importante a conclusão deste ciclo para esses alunos “Foi de uma alta estima enorme para eles. Eles adquiriram autonomia e estão até trabalhando. Nós formamos cidadãos com dignidade e respeito. ”

Desde 2018, a Prefeitura tem um acordo de cooperação com a entidade, que recebeu 90 alunos com deficiência que estudavam no Cemeb Romeu Manfrinato, antigo Emic. Atualmente, a entidade atende cerca de 260 crianças e adultos com deficiências múltiplas, oferecendo atendimento especializado com pedagogos, psicólogos, terapeutas e fonoaudiólogos.