Parceria com Governo do Estado tem ajudado na geração de renda e emprego através da disponibilização de microcrédito para pequenos empreendimentos

Em funcionamento desde o dia 26 de abril, o Banco do Povo Paulista (BPP) tem ajudado centenas de itapevienses a desburocratizar seu negócio oferecendo linhas de crédito e ajudando na geração de renda. O serviço fica instalado dentro do Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade da Saúde).

Em pouco mais de um mês de atendimento, 50 clientes buscaram atendimento para obter informações sobre as linhas de crédito disponíveis.

A unidade começou os atendimentos online via WhatsApp (11) 94519-3473 e (11) 94490-0598, no dia 22 de abril, e, no dia 26, de forma presencial. O BPP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O banco oferece uma linha de crédito específica para mulheres: o “Empreenda Mulher”, voltada para empreendedoras formais (MEI, ME, LTDA, EIRELI), e informais que não possuíam restrições junto ao Serasa e Cadin Estadual.

A instituição já disponibiliza a linha “Empreenda Rápido” para pessoa física, de até R$15 mil para pessoa física (empreendedor informal) e de até R$21 mil para pessoa jurídica (empreendedor formal).

Também é possível solicitar a linha “Emergencial” para pessoa jurídica, com liberação de crédito de até R$10 mil. Atualmente, estão disponíveis estas três modalidades: Empreenda Rápida, Empreenda Mulher e Emergencial.

Mais informações poderão ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4143-9200 (Ramal 1938) ou pelo e-mail itapevi@bancodopovo.sp.gov.br.

Sobre o Banco do Povo

Sem custos para a Prefeitura, a iniciativa veio para Itapevi em formato de parceria prevista na lei estadual 9.583/1997, com a finalidade de gerar emprego e renda através da disponibilização de linhas de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

O objetivo do Banco do Povo Paulista é oferecer financiamentos para empreendedores de micro e pequenos negócios, para investir em mercadorias, equipamentos, estoque, matéria-prima ou prestações de serviços para o negócio, como forma de viabilizar desenvolvimento socioeconômico local e geração de renda e emprego.

O BPP funciona em uma sala no Resolve Fácil, onde atuam três agentes de crédito.

Quem é beneficiado com a iniciativa?

Podem realizar os empréstimos pessoas jurídicas de micro e pequenos negócios formais (MEI, ME, LTDA, EIRELI) e também microempreendedores urbanos e rurais, inclusive do setor informal, que desenvolvam atividade produtiva dentro do município. Se pessoa física, residir ou possuir um empreendimento há mais de dois anos na cidade também terá acesso aos serviços oferecidos pelo Banco do Povo.

O que é o Banco do Povo?

O Fundo de Investimento de Crédito Produtivo Popular do Estado de São Paulo, conhecido como Banco do Povo Paulista, é o programa de microcrédito implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A administração e gestão do BPP é de responsabilidade da Desenvolve São Paulo SP – agência de fomento do Estado que visa gerar maior acesso e facilidade para que o crédito seja direcionado para geração de novos empreendimentos/pessoas ou apoio aos já existentes.

A iniciativa é administrada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com a Prefeitura.