Nesta terça-feira (25), agentes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e do SAMU de Itapevi receberam capacitação e treinamento sobre o manejo de animais peçonhentos. As palestras e instruções foram realizadas na Central de Resgates, na Vila Nova Itapevi.

O objetivo do encontro é melhor capacitar os profissionais da área de resgate do município para realizarem com ainda mais qualidade atendimentos de ocorrências com vítimas envolvendo animais, como: aranhas, cobras, escorpiões, abelhas, vespas e algumas espécies específicas de sapos.

As instruções abordaram assuntos, como: definição de animais peçonhentos; classificação das serpentes; ofidismo (quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador – presas – de serpentes), tipos de peçonhas (venenos); forma segura de captura e manejo e tipos de antídotos.

As orientações também abrangem a definição de aracnídeos (aranhas), diferenciação entre escorpiões e aranhas, tipos de peçonhas e forma segura de captura e manejo. E também é focada a diferenciação entre abelhas e vespas; tipos de venenos e a forma segura de captura e manejo.

O evento contou com a palestra da técnica de enfermagem, Aparecida Santiago da Silva e Edson Goes de Novaes, ambos especialistas em sobrevivência na selva e áreas desabitadas e com formação em reconhecimentos de animais peçonhentos e venenosos pelo Instituto Butantã.