A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Itapevi está prorrogada até o dia 30 de junho. A decisão segue as mesmas diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, que decidiu estender o calendário com o objetivo de ampliar a cobertura e proteger a população, especialmente neste período de frio.

Essa é a 25ª Campanha Nacional contra a Influenza. Em Itapevi, a imunização acontece em todos os 15 postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Na cidade, o objetivo é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, porém está liberada para a população em geral.

No Estado de São Paulo, a estimativa é vacinar 18,4 milhões de pessoas. Itapevi pretende vacinar 90% dos grupos prioritários contra Influenza.

O público-alvo da campanha são:

– crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– gestantes e puérperas;

– povos indígenas;

– trabalhadores da saúde;

– idosos com 60 anos ou mais;

– professores das escolas públicas e privadas;

– pessoas com comorbidades;

– pessoas com deficiência permanente;

– caminhoneiros;

– trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– forças de segurança e salvamento;

– forças armadas;

– funcionários do sistema de privação de liberdade;

–  população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

No ano passado foram aplicadas 78.149 doses da vacina em Itapevi. A cobertura chegou a 75,3%, uma vez que a projeção era de imunizar 64.159 pessoas do grupo prioritário. Vale lembrar que as crianças recebem as 1ª e 2ª doses do imunizante. Neste ano, até o momento foram aplicadas 30.852 doses em Itapevi. O público-alvo é de 73.497.

A aplicação das vacinas contra a Covid-19 e a gripe podem ser recebidas simultaneamente, independentemente da idade, inclusive as crianças a partir de 6 meses.

A Prefeitura solicita que as pessoas levem as carteirinhas de vacinação e CPF para facilitar o processo de imunização. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Alergia a ovo

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Sobre a vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde) (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Para saber mais sobre a Campanha de Vacinação procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.