O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama. Por isso, as mulheres de Itapevi terão mais uma opção para realizar mamografias na cidade.

Entre os dias 14 e 30 de maio, a carreta do Programa Mulheres de Peito ficará estacionada no Ginásio de Esportes de Itapevi (Av. Rubens Caramez, 1000, Centro), realizando gratuitamente exames para detectar a doença.

O atendimento será feito por meio de senhas. Serão distribuídas 50 delas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e 25 aos sábados, das 9h às 13h.

Podem fazer o exame mulheres de 35 a 49 anos que já tenham o pedido médico – quem ainda não o possui, deve procurar a unidade básica de saúde e fazer a solicitação. A partir dos 50 anos, é possível fazer a mamografia sem pedido médico.

Em 2017 e 2018, a Prefeitura de Itapevi já havia realizado cerca de 2.600 exames de mamografia em parecia com o Governo do Estado de São Paulo, que também é o responsável pela carreta.

As ações aconteceram durante o Outubro Rosa, que tem como público-alvo mulheres de 35 a 39 anos, com história de algum familiar com câncer de mama ou de ovário.

Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano. Para isso, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194, Cidade Saúde).