Documento físico não é mais emitido; o digital deve ser feito pela Internet
Você sabia que a carteira de trabalho se transformou em um documento digital, desde setembro do ano passado?
A antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passou a ser totalmente eletrônica. A iniciativa foi definida pelo Ministério da Economia e visa facilitar a vida dos trabalhadores, reduzindo a burocracia e custos. Esse é o motivo porque a Prefeitura não emite mais este documento.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No entanto, cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho

Para habilitar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/
E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.
Na prática, ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Para quem já tem a CTPS em formato físico, a recomendação é guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos é importante nesses casos conservar o documento original.

Com o documento digital, a partir de agora, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e o empregado poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Passo a Passo

Para emitir o documento, o interessado precisa baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar o endereço https://www.gov.br/trabalho, clicar em “obter” e posteriormente “solicitar”, realizar a identificação e autenticação na plataforma do Governo Federal, devendo ser realizada somente pelo próprio interessado.
Pronto. A CTPS será disponibilizada totalmente digital, sem a necessidade de ir a um posto físico e totalmente sem custos.

Mas se por algum motivo, o cidadão não conseguir concluir o processo digital, a solução é recorrer aos caixas eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil, ou a uma das unidades das Superintendências, Gerências e Agências Regionais do trabalho.