Em celebração ao Mês de Doação de Leite Humano, a Prefeitura de Itapevi promove, em parceria com o Banco de Leite Humano Lactare, um encontro voltado para mães, doadoras e gestantes que vivenciam o período da amamentação. A ação será realizada nesta quarta-feira (7), às 9h, na Casa da Mulher – Espaço Marias (Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde).

Com o tema “Saúde mental, maternidade, amamentação e doação de leite: onde ficam a mãe e o bebê?”, a iniciativa convida o público para uma roda de conversa acolhedora e reflexiva, conduzida pela Dra. Ludmila Tavares, Consultora Internacional em Lactação e coordenadora do Lactare, e pela psicóloga e palestrante Fê Lopes, especialista em temas relacionados à parentalidade, gênero e infância.

A programação inclui também uma apresentação da Cia de Dança de Itapevi, promovendo integração, leveza e empatia em um espaço pensado para o diálogo e o apoio mútuo entre mulheres que vivenciam os desafios e alegrias da amamentação.

Além de informar, o evento busca fortalecer a rede de apoio materna e mobilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, um ato solidário que pode salvar vidas de recém-nascidos internados em UTIs.

Dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) mostram que, embora cerca de 160 mil litros de leite sejam doados anualmente por 170 mil mulheres, essa quantidade supre apenas 55% da demanda nacional.

Itapevi conta com o Espaço Lactare, credenciado à rBLH, que funciona às quintas-feiras, das 8h às 17h, no Espaço Marias. No local, são oferecidas orientações personalizadas sobre amamentação, cuidados com as mamas e captação segura de leite excedente. O espaço também realiza, toda quinta-feira, a partir das 10h, o Encontro de Gestantes e Puérperas, com foco em informação, escuta ativa e valorização da maternidade.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (11) 96629-0681 ou 4142-1331.