A Escola do Futuro de tempo integral em Amador Bueno foi entregue no dia 27 de julho. A nova unidade fica na Rua Padre Gerard, esquina com a Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva.

A escola tem capacidade para atender 1 mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e segue o mesmo modelo das unidades em funcionamento do Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso. As obras começaram em 2022.

A estrutura

O prédio da Escola do Futuro Amador Bueno tem dois andares acessíveis, com rampas e elevador para pessoas com deficiência (PCD), pisos táteis e barras laterais. São 28 salas de aula, além de biblioteca, brinquedotecas, ateliê criativo e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas. A escola também conta com quadra poliesportiva coberta, piscina coberta aquecida, auditório e parque externo com playground.

Novas Escolas do Futuro

Também está em licitação a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. O município também autorizou, em março, a elaboração do projeto Escola Tempo Integral em Ambuitá e, em abril, o projeto de construção de outra unidade no Jardim Bela Vista

Itapevi conta ainda com três unidades (Suburbano, Cardoso e Santa Rita) e mais duas adaptadas às Escolas do Futuro: Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

Educa Itapevi

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em escolas de tempo integral. A iniciativa é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi. Trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.