A partir do dia 5 de agosto, os estudantes de Itapevi terão uma novidade nas merendas: o projeto Segunda Verde, que substituirá, todas as segundas-feiras, os alimentos de origem animal por vegetais nas refeições dos alunos.

Itapevi será o primeiro município da Região Oeste a implementar a iniciativa, que tem como objetivo estimular e desenvolvimento de hábitos saudáveis por meio de uma alimentação balanceada e nutritiva.

“Faremos uma adaptação nos cardápios da merenda escolar nos horários do café, almoço, lanche da tarde e jantar”, explica Lucianna Petrosino Felix, coordenadora da empresa RC Nutry, responsável pela distribuição das refeições nas escolas.

Sem custos para o município, a iniciativa beneficiará todos 29,5 mil alunos da rede municipal.

“Os benefícios de uma alimentação vegetariana”, diz Ana Cristina Chaluppe, nutricionista da Prefeitura, contribuem “para a diminuição do risco de diabetes, infarto, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de auxiliar no controle de peso”.

A ONG Sociedade Vegetariana Brasileira dará auxílio à ação, sugerindo alternativas de alimentos a serem incluídos no cardápio para a equipe de nutricionistas responsável pela merenda.

Diálogo

Nos dias 22 e 23 de julho, 200 profissionais responsáveis pela elaboração das merendas receberão orientações sobre a forma de preparo das novas refeições – que começarão a ser servidas entre agosto e setembro, após a volta às aulas.

A partir daí, uma equipe de nutricionistas promoverá uma série de conversas nas escolas da rede para falar sobre a importância de se adotar a uma “alimentação verde”. O diálogo envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo pais, alunos e professores.

Refeições

A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.

A alimentação diária é oferecida a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O cardápio semanal, balanceado e controlado por nutricionistas, oferece bebida láctea, achocolatado, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, utilizados em diferentes receitas, bolo e frutas da estação.

Merenda reforçada

O Sexta Feliz é um programa destinado a complementar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 25 mil crianças.

O programa distribui um lanche extra, às sextas-feiras, na saída da escola, complementar à merenda que já é servida para todos os estudantes da rede municipal.

São cinco combinações diferentes, que variam a cada sexta-feira, e incluem suco, achocolatado, frutas, lanches, bolo biscoitos.

O alimento entregue às crianças possui a quantidade de nutrientes correspondente a um lanche da tarde, com cerca de 150kcal.