
Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante volta a funcionar nesta sexta-feira (4) em Itapevi
3 de abril de 2025- 3 abril 2025
- 0
Nesta sexta-feira (4), será entregue a nova Estação Ambuitá, na Linha 8-Diamante, ainda em operação assistida pela Via Mobilidade. A inauguração integra o conjunto de ações da Prefeitura de Itapevi em celebração aos 66 anos do município e atende a uma antiga reivindicação dos moradores da região.
As obras da estação tiveram início em 5 de abril de 2024 e representam um investimento de R$ 26,5 milhões. O novo acesso está localizado no mesmo endereço da antiga estação, na Rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, desativada e demolida em 2010 após um projeto de modernização conduzido pelo Governo do Estado à época.
Operação assistida e benefícios à população
Em parceria com a Prefeitura, a ViaMobilidade inicia a operação assistida da nova Estação Ambuitá nesta sexta-feira (4). A expectativa é que a estação atenda, em média, 2,1 mil passageiros diariamente, totalizando cerca de 65 mil usuários por mês. O serviço beneficiará, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, proporcionando uma alternativa de transporte mais ágil, segura e eficiente, além de reduzir o tráfego de veículos e ônibus na região.
Durante o período de operação assistida por cerca de 30 dias, com intervalos médios de 30 minutos entre os trens e sem cobrança de tarifa. Os passageiros que embarcarem em Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita não pagarão passagem. No entanto, a tarifa será cobrada para deslocamentos a partir da Estação Itapevi com destino a Júlio Prestes.
Estrutura moderna e acessível
A nova Estação Ambuitá conta com infraestrutura moderna, composta por:
– Duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura;
– Prédio de acesso com saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis;
– Área administrativa localizada no piso superior;
– Paraciclo no térreo para acomodação de bicicletas;
– Total acessibilidade, incluindo elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados;
– Modernos sistemas de sinalização e energia, garantindo a integração da população ao sistema metroferroviário de São Paulo.
– Além disso, a concessionária priorizou a sustentabilidade na construção da nova estação, reforçando o compromisso ambiental do projeto.
Histórico da Estação Ambuitá
A antiga Estação Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana com o nome de “Parada Iracema”. Em 1985, recebeu novas instalações sob a gestão da antiga Fepasa. Em 2010, já sob administração da CPTM, foi desativada e demolida.
A decisão causou grande insatisfação entre os moradores do bairro, que por anos solicitaram a reativação da estação. Diante dessa demanda, a Prefeitura pleiteou a reconstrução do equipamento, resultando na entrega do novo terminal ferroviário.
Pacote de melhorias na Linha 8-Diamante
A reconstrução da Estação Ambuitá faz parte de um conjunto de investimentos da ViaMobilidade na modernização da Linha 8-Diamante. Entre as ações já realizadas estão:
– Alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá;
– Reformas nas estações Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso;
– Construção de uma nova passarela próxima à Estação Amador Bueno;
– Pavimentação da Estrada do Prado, no Jardim Santo Antônio;
– Implantação de passarelas nos bairros Jardim Portela, Jardim Santa Rita e Jardim Sorocabana;
– Construção de um viaduto ao lado da Estação Santa Rita.
Investimentos e expansão
Desde o início da concessão, a ViaMobilidade já investiu mais de R$ 4,1 bilhões na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A nova Estação Ambuitá representa um marco na mobilidade urbana de Itapevi, trazendo benefícios diretos para a população e impulsionando o desenvolvimento do município.