Mais 25 toneladas de alimentos não perecíveis, outros 7 mil litros de água e 10 mil peças de roupas foram arrecadadas na campanha realizada pela Prefeitura de Itapevi, por meio do Acolher (Fundo Social de Solidariedade) para auxiliar as vítimas das inundações que castigaram o Rio Grande do Sul, motivadas pelas fortes chuvas. Além disso, a ação conseguiu mais 350 quilos de ração para cães e gatos, durante a coleta, realizada no último fim de semana – sábado (4) e domingo (5), no Parque da Cidade, na Cidade Saúde.

Os donativos coletados nessa iniciativa foram levados pelos moradores, comerciantes e as mais diversas empresas da cidade e da região que se sensibilizaram com a causa abraçada pela administração municipal. Voluntários da Prefeitura e moradores formaram uma verdadeira força-tarefa nesta segunda-feira (6), no Ginásio de Esportes, para montar cerca de mil cestas básicas com os itens alimentícios obtidos nas doações.

Cada uma continha os principais itens, como arroz, feijão, sal, açúcar, óleo de soja, entre outros mantimentos. Além disso, os voluntários fizeram a separação das roupas obtidas na campanha em embalagens devidamente identificadas para doação a homens, ou mulheres ou crianças.

Todo o material doado foi acondicionado em uma carreta que saiu do município por volta das 18h30 desta segunda-feira. A expectativa é de que o veículo de carga chegue a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, às 12h desta terça-feira (7).

As tempestades têm causado estragos em diversas cidades gaúchas desde o início da semana passada, deixando um rastro de destruição e afetando milhares de famílias. Segundo informações da Defesa Civil do Estado, 364 municípios foram atingidos pelas chuvas, aumentando a necessidade de apoio e solidariedade para os milhares de desabrigados e afetados.

Terceira campanha da Prefeitura

Essa é a terceira vez que o município realiza campanhas para regiões afetadas pelas chuvas. Em 2023, o Acolher – Fundo Social de Solidariedade de Itapevi arrecadou cerca de 5 mil peças de roupas infantis e 20 mil litros de água para os desabrigados das cidades São Sebastião e Ubatuba, que ficam no Litoral Norte de São Paulo.

Em dezembro de 2021, a Prefeitura ajudou o sul da Bahia atingido pelas fortes chuvas em dezembro daquele ano. O Acolher – Fundo Social de Solidariedade mobilizou força-tarefa na Campanha SOS Sul da Bahia, com objetivo de ajudar as famílias prejudicadas e arrecadou 20 toneladas.