Ações de aniversário acontecem até abril e se encerram com show de Zé Neto & Cristiano

Grandes e importantes inaugurações estão marcando o aniversário de Itapevi, que completa 61 anos de emancipação político-administrativa, no dia 18 de fevereiro, feriado municipal.

Realizada pela Prefeitura com apoio da iniciativa privada, a intensa programação de aniversário vai ter shows gratuitos, inaugurações de equipamentos públicos e anúncios de obras e melhorias em toda a cidade.

Ao todo 61 ações marcam a celebração de aniversário, que se estende até 21 de abril, finalizando com a inauguração do Parque da Cidade – primeiro parque municipal da história de Itapevi – e show gratuito da dupla Zé Neto & Cristiano.

O calendário começou na quarta-feira (5) passada, com a entrega à população da farmácia Dose Certa, na Praça 18 de fevereiro, às 17h, com capacidade de atender até 60 mil moradores.

Outro destaque do cronograma de aniversário foi a inauguração, na quinta-feira (6), da Unidade Móvel de Saúde, que tem como objetivo levar serviços de saúde aos bairros mais distantes de Itapevi, como Quatro Encruzilhadas, Cruz Grande, Monte Serrat, e Nova Cotia, entre outros, que não possuem unidades fixas.

Na sexta-feira (7), aconteceu a cerimônia do Prêmio Professor Nota 10 aos docentes que desenvolveram projetos educacionais originais e que foram aplicados aos alunos da rede municipal de ensino, no ano passado. A professora Rosana de Almeida, da Educação Infantil, com o projeto No meu mundo, eu invento, eu descubro, eu transformo, levou um carro zero km.

No mesmo dia, também na área de educação, todos os alunos da rede municipal de ensino receberam uniformes e materiais escolares, já no terceiro dia de aula do início do ano letivo – ação inédita na história de Itapevi.

No próximo sábado (15), será entregue o Castramóvel, com capacidade de realizar quase 5 mil castrações em cães e gatos. No domingo (16), as ruas da cidade recebem, a partir das 8h, a 4ª Edição da Corrida Oficial de Itapevi, com largada na Praça dos Nordestinos, na rotatória da Cohab.

Também no domingo (16), a Associação dos Romeiros de Itapevi realiza mais uma tradicional cavalgada de emancipação. O ponto de encontro do evento será às 9h30, no Rancho Chaparral (Av. Leda Pantalena, 2.500, Jd. Sorocabano). Os cavaleiros e amazonas seguem pela avenida, até a Câmara Municipal e descem sentido av. Presidente Vargas, Viaduto José dos Santos Novaes, Centro, Rotatória da Cohab, Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, até o ponto de partida.

No dia 18, além das comemorações oficiais de aniversário como sessão solene, missa e culto ecumênico, às 12h, na Praça 18 de Fevereiro, será oferecido à população um bolo de 61 metros, feito pelos voluntários do Acolher – Fundo Social de Solidariedade de Itapevi e às 14h, em frente à Câmara Municipal serão entregues 13 viaturas para a Guarda Municipal.

Dentro das 61 ações, também estão previstas as inaugurações do Restaurante Bom Prato, da segunda Escola do Futuro de Tempo Integral, no Santa Rita, da Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas, além da entrega do novo prédio da Escola de Música e de 11 escolas reformadas da rede municipal.

Obras

A Prefeitura vai aproveitar as comemorações para dar início a uma série de benfeitorias para a população. Uma delas é a construção da sonhada Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itapevi, na Vila Santa Rita. A cerimônia de início das obras será realizada no dia 27 de fevereiro.

Já, em março, é a vez do início das obras de pavimentação do corredor de ônibus do Monte Serrat, da Estrada Cruz Grande e das ligações do Centro ao Ambuitá e Ambuitá a Amador Bueno, além das novas obras viárias na região da Cohab e da canalização do córrego Paim, ao lado da av. Rubens Caramez.

Também serão iniciadas as obras do Skate Park, da passarela da CPTM, no Centro, da UBS Jardim Briquet e do novo pronto-socorro Cardoso.

A Prefeitura também irá autorizar, em março, o início das obras de 10 areninhas, nos bairros Parque Suburbano, Jardim Paulista, Vila Santa Rita, CDHU Residencial das Flores, Vila Gióia, CDHU Vila Gióia, Jardim Itaparica, Parque Wey, Jardim Rosemary e Amador Bueno. Todas devem ser entregues até dezembro de 2020.

Trabalhando sem parar

Há mais ações da Prefeitura durante as celebrações dos 61 anos de Itapevi. No dia 03 de abril, acontece o início das obras da terceira Escola do Futuro de Tempo Integral, no Cardoso, e no dia 04, começa a construção, na Cohab, do Memorial Parque Itapevi, o primeiro cemitério vertical biosseguro do Estado – com um sistema que impede contaminação, por gases ou fluidos, do solo, ar e lençol freático.

Também em abril, será inaugurado o Centro Integrado de Saúde (CIS), no Santa Rita, e a Central de Resgates, na Vila Nova Itapevi.

E finalmente, na última semana de atividades, no sábado, dia 18 de abril, acontece a Marcha Para Jesus, no Estádio Municipal, com a cantora Gabriela Rocha. Na segunda (20), véspera de feriado, acontece o II Mega Fight Championship de Itapevi, com lutadores de MMA.

As festividades se encerram com chave de ouro com a inauguração do Parque da Cidade, primeiro parque municipal de Itapevi, e o show gratuito da dupla Zé Neto & Cristiano.