Que o futebol é popular e que todo brasileiro ama o esporte, isso todo mundo já sabe. Mas aqui em Itapevi, todo idoso poderá jogar andando, isso mesmo, andando. O Walking Football é uma variante do futebol convencional, também nascida na Inglaterra, e que permite a inclusão de homens e mulheres com mais de 60 anos, abrindo possibilidade para uma vida mais ativa, saudável e longeva, mesmo para aqueles que nunca praticaram atividades físicas.

E a partir desta segunda-feira (3), a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a organização social Walking Football Brasil, abre as inscrições para 100 vagas em cinco equipes para pessoas a partir de 60 anos (veja os requisitos abaixo). As equipes são mistas e permitem a inclusão de idosos com doenças crônicas e portadores de deficiência.

As aulas de Walking Football têm duração de até duas horas e vão acontecer de forma descentralizada, no Ginásio de Esportes, no Centro de Convivência do Idoso e no Centro de Iniciação ao Esporte.

A realização do projeto é o resultado do apoio de empresas como o Mercado Livre, Centauro, Machado Meyer Advogados e Engie Brasil, que através do Fundo da Pessoa Idosa do Município arrecadou meios para financiar às atividades e até para custear o transporte os idosos que moram nos bairros mais distantes.

Início das Inscrições

Prioridade para os idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); Idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda; Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Onde fazer? Nos CRAS e CCI (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e pela internet pelo link: https://forms.gle/UtaRQeiFUMokKZt29

Sobre o Walking Football

Walking Football é uma variante do futebol, presente em mais de 16 países, que permite uma prática mais inclusiva para todas as pessoas, além de melhorar significativamente os índices de saúde e bem-estar para uma longevidade ativa.

De acordo com uma pesquisa da Data Folha publicada em 2017,  o futebol, ao longo dos anos, vai deixando de ser praticado por idosos no Brasil. A nosso ver, isso se dá pelo fato do esporte, ao ser jogado em seu modo convencional, ampliar os riscos de lesões e fraturas, além de não acompanhar o ritmo das pessoas dessa faixa etária.

Nesta nova modalidade é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.