Centro de Convivência do Idoso (CCI) terá grupos exclusivos do projeto digital Clube de Leitura 6.0, criado pelo Observatório do Livro e da Leitura para pessoas acima de 60 anos. As inscrições já estão abertas

Novas vagas estão disponíveis para os idosos que desejam participar do Clube de Leitura 6.0, oferecido pelo CCI (Centro de Convivência do Idoso) em Itapevi. As reuniões, que antes da pandemia do coronavírus eram presenciais e aconteciam nas unidades do CRAS e no CCI, atualmente são realizadas no formato online.

Para se inscrever, o idoso deve entrar em contato com o CCI pelo telefone (11) 4205-4586, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Deverá fornecer as seguintes informações: nome completo, nível de escolaridade, número de livros lidos por ano, cpf, data de nascimento, endereço e telefone para contato. Assim que forem formadas as turmas, os interessados serão comunicados pelos servidores do CCI.

Uma das integrantes do Clube da Leitura é Dona Maria do Socorro da Silva Monteiro, de 65 anos, moradora da Vila Dr. Cardoso. Ela afirma estar entusiasmada com a novidade. “Estou amando, a leitura é fundamental para manter uma boa memória”, disse.

“Em meio à pandemia somos prisioneiros do lar. Ficar presa é entediante, mas uma boa roda de conversa, ainda que seja virtual, é importante para nutrir a nossa vida. A tristeza passa e o amor pelo diálogo e pela leitura naturalmente vêm”, explica.

Sobre a iniciativa

O novo formato tem dado tão certo que atraiu, inclusive, pessoas que não tinham sequer o hábito de ler livros. As vagas são destinadas a população idosa em geral, que farão parte de grupos exclusivos. O funcionamento é simples: os idosos leem o e-book ou o audiolivro mais votado e se encontram uma vez por semana, no horário combinado e recebem um link do Google Meet  para se conectarem e conversarem sobre a obra da vez, exatamente como acontecia nos clubes físicos antes do isolamento.

No formato virtual, os admitidos nos clubes ganham uma assinatura anual que dá acesso a uma biblioteca digital com mais de 20 mil e-books. Os encontros têm duração média de uma hora.

O Clube de Leitura 6.0, enquadrado na Lei do Idoso pelo Conselho Estadual do Idoso, é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e tem o patrocínio da Americanas, Uol, Nitro Química, GetNet, Bic, Deloitte, Raízen, Bayer, Metso e Sotreq e o apoio da prefeitura de Suzano, Recode, Fundação Demócrito Rocha, Frente Nacional de Prefeitos e das empresas Foroni e Consigaz.

Em Itapevi, a parceria continua com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro de Convivência do Idoso.