A nova Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante foi oficialmente entregue à população de Itapevi nesta segunda-feira (5).  Desde o dia 4 de abril, o terminal opera em regime de operação assistida pela Motiva (antiga ViaMobilidade), oferecendo mais uma alternativa de mobilidade urbana aos moradores da região.

A reatvação da estação atende a uma antiga reivindicação dos bairros Ambuitá, Amador Bueno e Jardim Santa Rita. As obras da nova estação começaram em abril de 2024 e representam um investimento de R$ 26,5 milhões. Localizada na Estrada de Araçariguama, 110, a estação ocupa o mesmo endereço onde funcionava a antiga unidade, desativada e demolida em 2010.

Também foi anunciado que Itapevi ganhará uma estação no Trem Intercidades, que ligará Sorocaba a São Paulo. O trajeto incluirá paradas em Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno, Carapicuíba, até chegar à estação Água Branca, na capital paulista.

A cidade também deve ser contemplada com a municipalização da Rodovia Renê Benedito Silva, investimentos na Estrada Lucinda de Jesus, que dá acesso à Rodovia Raposo Tavares, a construção de uma escola estadual no Vitápolis e uma faculdade de Medicina para Itapevi.

Operação assistida e benefícios à população

Com apoio da Prefeitura de Itapevi, a Motiva deu início à operação assistida em 4 de abril. A expectativa é que o terminal atenda, em média, 2,1 mil passageiros por dia, somando cerca de 65 mil usuários por mês. A reativação trará benefícios como mais segurança, rapidez no transporte diário e redução no tráfego de veículos e ônibus na região.

A partir da inauguração, o atendimento segue com intervalos médios de 30 minutos entre os trens, sem cobrança de tarifa para os passageiros que embarcarem nas estações Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita. Já para quem embarcar a partir de Itapevi com destino à estação Júlio Prestes, haverá cobrança de tarifa.

Estrutura moderna e acessível

A nova Estação Ambuitá conta com uma infraestrutura completa e inclusiva, composta por duas plataformas com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura, prédio de acesso com saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis, além de uma área administrativa localizada no piso superior. O espaço também oferece paraciclo para acomodação de bicicletas e total acessibilidade, com elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados. A estação ainda conta com sistemas modernos de sinalização e energia, e sua estrutura foi construída com foco na sustentabilidade ambiental.

Histórico da Estação Ambuitá

Inaugurada originalmente em 1949 como “Parada Iracema”, a antiga estação passou por melhorias em 1985 (sob a gestão da Fepasa), mas foi desativada em 2010 pela CPTM. A desativação gerou insatisfação nos moradores da região, que por anos pleitearam sua reativação — o que agora se concretiza com a entrega do novo terminal ferroviário.

Investimentos e melhorias na Linha 8-Diamante

A reconstrução da Estação Ambuitá faz parte de um amplo pacote de modernização promovido pela então ViaMobilidade, agora Motiva, que inclui o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá, reformas nas estações Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso, além da construção de uma nova passarela na Estação Amador Bueno.

Também fazem parte do conjunto de melhorias a pavimentação da Estrada do Prado, no Jardim Santo Antônio, a implantação de novas passarelas nos bairros Jardim Portela, Santa Rita e Jardim Sorocabana, e a construção de um viaduto junto à Estação Santa Rita.

Desde o início da concessão, a ViaMobilidade já investiu mais de R$ 4,1 bilhões na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, reafirmando o compromisso com o transporte público de qualidade e com o desenvolvimento urbano de cidades como Itapevi.